O catálogo da Netflix agrega filmes para todos os gostos: comédia, romance, drama, ação, aventura, e inclusive para quem gosta daqueles que nos fazem roer as unhas, se encolher no sofá, puxar a coberta até a cabeça e suar as mãos de tanto medo, os filmes de terror.
Os filmes do gênero de terror buscam despertar uma reação emocional negativa, para aterrorizar, despertar medo, angústia e ansiedade, com cenas assustadoras e de arrepiar, de deixar o espectador sem fôlego.
Há muitas opções de filmes do gênero no catálogo da Netflix. Entre as principais produções que estão disponíveis no serviço do streaming, incluindo títulos que envolvem zumbis, exorcismo, terror psicológico e sobrenatural.
Produções originais e de grandes estúdios dividem espaço
O catálogo da empresa engloba grandes títulos da indústria cinematográfica, mas a Netflix também é bem conhecida por suas produções originais. Com a popularização do streaming, principalmente após 2020, a valorização do catálogo foi necessária para garantir a atenção do público.
Alguns filmes chamaram muita atenção dos espectadores por suas tramas tensas e aterrorizantes, muitas vezes apostando em mitologias ou histórias originais de outros países além dos EUA. Alguns destaques que despertaram o interesse desde seu lançamento foram os seguintes:
- Marcas da Maldição (2022)
Com o título original de Incantation, esse longa taiwanês apresenta uma história assustadora e intrigante. Mostra o drama de Li Ronan, uma jovem que tem sua vida ameaçada por fenômenos sobrenaturais após desafiar e duvidar de antigas tradições.
- Céu Vermelho-Sangue (2021)
Céu Vermelho-Sangue é um filme alemão de ação e aventura com uma dose de terror. Uma mulher misteriosa e seu filho estão no avião que é alvo de um grupo de terroristas, em meio a toda essa turbulência a mulher acaba revelando o seu grande segredo para poder proteger o filho, só que as consequências são ainda mais devastadoras.
- Vozes e Vultos (2021)
Vozes e Vultos acompanha uma artista de Manhattan (Amanda Seyfried) que se muda com sua família para o Vale do Hudson. Conforme ela começa sua nova vida num vilarejo histórico, ela passa a suspeitar que seu casamento e sua casa está cercado por algo obscuro.
- O Homem Invisível (2020)
Um magnata da tecnologia enlouquecido acaba forjando o próprio suicídio, ele é o ex-abusivo de Cecilia (Elisabeth Moss), só que ela suspeita que tudo não passa de uma armação. Ele usa o seu poder para se tornar invisível e aterrorizar Cecilia. Ela conseguiu escapar do relacionamento abusivo com ele, mas agora se vê ameaçada novamente, mas por uma entidade invisível.
- O Que Ficou Para Trás (2020)
Inspirado numa história escrita por Felicity Evans e Toby Venables, o thriller norte-americano segue Bol e Rial, um casal que escapa com a filha do Sudão do Sul, onde ocorre uma guerra violenta.
Chegando à Inglaterra na condição de refugiados, os membros da família são submetidos a diversas privações e descobrem que o local é habitado por um mal muito antigo.
Menção honrosa: O Animal Cordial (2017)
Dirigido por Gabriela Amaral, o longa-metragem nacional de terror slasher e suspense foi aclamado pela crítica, vencendo algumas premiações e sendo indicado para várias outras. A trama é passada num restaurante de São Paulo comandado por Inácio, um gerante soberbo que maltrata os funcionários. Quando dois criminosos assaltam o espaço, todos precisam se unir para lidar com a situação e sobreviver.