Quase todo mundo possui uma trilha sonora marcante em sua vida. Alguma música ou show que marcou determinado momento e que traz consigo diversas memórias. Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que ouvir música para estudar pode auxiliar na concentração.
Uma pesquisa financiada pelo serviço de música on-line Spotify, mostrou que os estudantes que escutaram música clássica durante seus estudos tiveram um desempenho em média 12% melhor em suas provas de matemática.
O Spotify é um dos mais populares aplicativos de música online que permite que seus usuários criem playlists com suas músicas favoritas. Seja para descansar ou para festas. Mas o o serviço de streaming também tem disponível playlists para ajudar na concentração para os estudos.
Os vestibulandos de plantão que estão se preparando para concursos e vestibulares, mas não conseguem manter o foco por conta dos ruídos externos podem contar com essa maneira divertida para aumentar a produtividade.
Quais músicas ouvir? playlists para ajudar na concentração
Não é qualquer música que surte efeito positivo sobre os estudos. As que possuem letras podem reduzir sua performance mental, enquanto trilhas instrumentais podem dar um salto na sua produtividade. Para estudar ouvindo música você pode colocar os fones de ouvido ou escolher um cômodo da casa em que seja possível ficar o mais distante possível do barulho e ligar o som.
É ideal que a música, mesmo sendo instrumental, não chame mais atenção do que os estudos. Afinal, a ideia é se concentrar e não se distrair com as músicas.
Algumas sugestões de playlist para estudo são as seguintes:
- Deep Focus
- Focus Music: Work | Studying | Concentration
- Foco com Energia
- Focus Flow
- Peaceful Piano
- Calming Acoustic
- Concentração Perfeita
É possível utilizar das músicas recomendadas para montar a própria playlist, mas é importante lembrar que é ideal que as músicas sigam o padrão informado: músicas acústicas ou clássicas, sem vocais e se possível com som ambiente para não interromper a concentração.