O site Rotten Tomatoes é um agregador de críticas de cinema e televisão. A empresa foi fundada em agosto de 1998 por Senh Duong e desde janeiro de 2010 tem sido propriedade da Flixster, que, por sua vez, foi adquirida em 2011 pela Warner Bros.
O site é famoso na internet pelo seu modelo de classificação: os filmes são avaliados em “tomates frescos” para títulos bons, e “tomates podres” para os que não agradaram tanto. Chamado de “Tomatometer” (algo como “Tomatômetro”), a nota é exibida em formato de porcentagem e calculada com base em um sistema próprio.
Para as avaliações, o site leva em consideração duas opiniões: a de curadores especializados e a do público. Ambos podem manifestar suas opiniões e determinar a qualidade do filme sob duas óticas diferentes.
Em 2022, com a retomada total da indústria cinematográfica pós-pandemia, diversos filmes puderam finalmente nascer. No meio destas produções, muitas obras de terror surgiram, e conforme a virada do ano se aproxima, o site começou a construir a lista dos destaques do ano. A lista original conta com mais de 60 filmes, mas destacamos os top 10 conforme as críticas especializadas e de usuários.
Predador, Mad God e X: uma lista de redenção, revolução e novidades
Conforme classificação no site, estes foram os 10 melhores filmes do ano até o momento:
- Hellbender, de John Adams, Zelda Adams, Toby Poser
Consenso da crítica: Hellbender agita um caldeirão fervente de angústia adolescente, servindo uma história de amadurecimento com conotações de terror sombrio.
- The Innocents, de Eskil Vogt
Consenso da crítica: The Innocents subverte assustadoramente a pureza da juventude em um thriller de ação poderosa que perdura muito depois dos créditos.
- Saloum, de Jean Luc Herbulot
Consenso da crítica: Inteligente, dinâmico e rápido, Saloum mistura tons e gêneros em um deleite azedo e suavemente misturado.
- X, de Ti West
Consenso da crítica: Uma nova versão da fórmula clássica do slasher, X marca o ponto em que Ti West volta retumbantemente às suas raízes de terror.
- Predador – A Caçada, de Dan Trachtenberg
Consenso da crítica: O raro thriller de ação que aumenta a adrenalina sem economizar no desenvolvimento do personagem, Prey é uma prequel de Predator bem feita.
- Mad God, de Phil Tippett
Consenso da crítica: Um rico deleite visual para os fãs de cinema, Mad God prova que, mesmo na era do CGI, o fascínio cinematográfico da animação em stop-motion permanece forte.
- You Won’t Be Alone, de Goran Stolevski
Consenso da crítica: Embora possa parecer artístico demais para seu próprio bem, You Won’t Be Alone dá uma reviravolta pensativa em tropos familiares de terror.
- Barbarian, de Zach Cregger
Consenso da crítica: Inteligente, sombriamente bem-humorado e, acima de tudo, assustador, Barbarian oferece um passeio arrepiante e consistentemente imprevisível para os fãs de terror.
- Hatching, de Hanna Bergholm
Consenso da crítica: Um filme de mensagem em uma casca dura de terror, Hatching se posiciona entre a beleza e a repulsa – e estabelece a diretora Hanna Bergholm como um novo talento brilhante.
- Deadstream, de Joseph Winter, Vanessa Winter
Consenso da crítica: Prova de que ainda há vida no conceito de found footage, Deadstream é uma diversão assustadoramente boa de filme B.
A lista completa está disponível através do site oficial do Rotten Tomatoes.