Lançado em 1998, o filme “Central do Brasil” trouxe para os cinemas brasileiros e mundiais um drama estrelado por Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira, que na época se tornou uma das produções mais aclamadas pela crítica, fazendo com que o longa-metragem fosse indicado aos principais prêmios como Oscar e Globo de Ouro.
Na história, acompanhamos Dora, uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas quando fica na Estação Central do Brasil. Certo dia, Josué, de 9 anos, filho de uma de suas clientes, vai ao seu encontro após sua mãe morrer em um acidente de ônibus. Sozinho, ele tenta se aproximar dela, porém Dora é amargurada e tenta se afastar dele. Mas, percebendo que a situação é crítica, ela decide ir com ele para o interior do Nordeste para encontrar o pai que ele nunca conheceu.
Explicação e final de Central do Brasil
Inicialmente, Dora tenta colocar Josué no ônibus para que o menino fosse sozinho na viagem, mas o garoto percebe e decide seguí-la. O problema é que ele esquece a bolsa no ônibus que tinha dinheiro e os dois precisam se virar. Assim, a dupla consegue uma carona com César (Othon Bastos), um caminhoneiro evangélico, que chama a atenção de Dora. Esperançosa, ela acredita que pode conquistar o coração dele, porém não é correspondida e fica arrasada por isso.
Para conseguir dinheiro, Dora troca o seu relógio por duas passagens para Bom Jesus do Norte. Ela e Josué, na cidade, encontram o endereço de seu pai, mas os moradores atuais dizem que Jesus se mudou após vencer na loteria. Para conseguirem algum dinheiro, Josué dá a ideia de Dora escrever algumas cartas durante a romaria e a ideia dá certo.
Com o dinheiro, conseguem comer e comprar duas passagens para o conjunto habitacional que disseram que o pai de Josué está morando. Quando chegam no local, novamente dão de cara com o nada e os moradores dizem que Jesus desapareceu. Josué diz que ficará lá até o pai aparecer e Dora, já apegada ao menino, chama ele para morar com ela. Para conseguir um lugar para os dois, Dora começa a vender seus eletrodomésticos que tinha no Rio.
Mas, certo dia, eles são surpreendidos com Isaías (Matheus Nachtergaele), um dos meio-irmãos de Josué que descobre que o menino está procurando o pai deles. A princípio, Dora e Josué não acreditam, mas Isaías insiste afirmando que o pai se casou novamente e está morando no Rio. Nesse momento, o rapaz entrega uma carta e Dora lê e descobre que Jesus queria reencontrar Ana e Josué, para que todos pudessem morar juntos. Comovida, Dora decide mandar uma carta para o possível endereço de Jesus, a que Ana tinha feito, correspondência que carregou durante todo esse tempo.
Quando amanhece, Josué descobre que Dora partiu. No ônibus, a escritora faz uma carta para Josué, pedindo para que o menino não esquecê-la, assumindo que também sente falta de seu pai e tudo mais. O filme termina com os dois olhando para a foto que tiraram na noite anterior na romaria.