Desde 1975, quando foi lançado o clássico Tubarão, de Steven Spielberg, estas interessantes criaturas marinhas tornaram-se um verdadeiro pavor nas telas de cinema que, até os dias de hoje, vem aterrorizando os mares. Todavia, o novo filme da Netflix ampliou o habitat destes predadores.
Isso porque o filme Sob as Águas do Sena, lançado no começo deste mês na plataforma, narrou a história de um tubarão que foi encontrado no rio Sena, em Paris, no meio de uma competição de triatlo. Só que além de pavor, o filme também despertou muitas dúvidas no público.
Afinal, tubarões são criaturas do mar, ou seja, água salgada, e com isso surgiu o questionamento se uma situação como a do filme de Xavier Gens poderia acontecer na vida real. E por mais que o filme não seja baseado em fatos, acontece que alguns já foram avistados próximos a canais urbanos.
Porém, vale destacar que dificilmente estas criaturas nadariam em rios, ainda mais os menos salinos, como o Tâmisa e o Sena. Normalmente, os tubarões são vistos em canais de maré, como o rio Brisbane, por exemplo. E esta familiaridade da criatura do filme com água doce chegou a irritar especialistas.
Outro detalhe que foge do comportamento científico, que foi esclarecido pelo curador sênior do Sea Life London Aquarium, James Wright, é quanto à agressividade da criatura. Por mais que sempre sejam retratados como predadores mortais, tubarões atacariam pessoas principalmente para se defender.
Algumas espécies de tubarões, como o tigre ou o branco até podem atacar sem essa necessidade, considerando sua dentição perigosa, mas as probabilidades de ser atacado por um tubarão são de 1 em 11,5 milhões e as de morrer nestes ataques são de 1 em 264,5 milhões (via National Geographic).
Trama e elenco de “Sob as Águas do Sena”, o filme de tubarão da Netflix
Uma ativista ambiental e uma cientista fazem uma descoberta chocante: nas profundezas do rio Sena, onde será realizado um trecho do Campeonato Mundial de triatlo, existe um sanguinário tubarão. Com isso, elas devem se unir com um chefe de polícia e correr contra o tempo para neutralizar a criatura.
O elenco do filme conta com nomes como Bérénice Bejo, Nassin Si Ahmed, Anne Marivin, Anaïs Parello, Inaki Lartigue, Aurélia Petit, Julien Jakout, entre outros. Sob as Águas do Sena está disponível exclusivamente no catálogo da Netflix. Assista ao trailer: