Criado em 2009, o Festival Pan-Amazônico de Cinema é um dos eventos mais importantes da cultura cinematográfica no Norte do país. Durante o festival, é possível exibir filmes e documentários para debater as diversas Amazônias, com produções locais. No dia 25 de maio, os organizadores divulgaram as datas, revelando que as inscrições já estão abertas e vão até o dia 10 de setembro.
O Festival Pan-Amazônico de Cinema (AMAZÔNIA (FI)DOC) está marcado para ocorrer entre 18 a 27 de novembro, em Belém, no Pará, e pretende reunir diversas obras cinematográficas, dando espaço principalmente para jovens cineastas de escolas públicas e comunidades periféricas.
Mais detalhes do Festival Pan-Amazônico de Cinema
Na última edição, o principal destaque do festival foi o filme “A invenção do outro”, um documentário dirigido pela pernambucano Bruno Jorge, que narra a última expedição do indigenista Bruno Pereira na Amazônia, em 2019. Sobre a idealização do festival neste ano, Zienhe Castro falou um pouco sobre o que o público pode esperar:
“Naquele ano, já tínhamos urgências, muito a fazer, muito para debater, muito pra trocar. Essas urgências permanecem. E precisamos avançar em muitas outras questões”, disse. “Este é o edital de convocatória internacional, para as inscrições de filmes de ficção e documentários nos formatos de curtas, médias e longas-metragens, produzidos nos oito países pan-amazônicos.”
Para saber mais informações, é possível encontrar todos os detalhes do regulamento e ficha de inscrição nos sites: amazoniadoc.com.br e filmfreeway.com. Lembrando que, AMAZÔNIA (FI)DOC vai além do cinema e também envolve outros projetos, como o Festival Curta Escolas, que premia os jovens cineastas.