Sean Baker leva a Palma de Ouro em Cannes por filme banhado por sexo e violência

O Festival Anual de Cinema de Cannes realizou recentemente sua 77ª edição entre 14 a 25 de maio de 2024, e apresentou para um público seleto as grandes novidades reservadas para a indústria do cinema. Criado em 1946, ele se tornou um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo.

E engana-se quem acredita que o evento é reservado apenas à filmes considerados “cults”, ou que apenas filmes neste estilo acabam sendo agraciados com o troféu “Palma de Ouro”, que é a premiação que recompensa o melhor filme da exibição. Muitas obras fora da curva já tiveram espaço no festival.

Este ano, por exemplo, o filme Anora, dirigido por Sean Baker, conquistou o prêmio após a decisão do júri presidido pela diretora de Barbie, Greta Gerwig. O longa foi considerado uma “experiência cinematográfica banhada em sexo e violência”.

“Coletivamente, nós nos sentimos transportados e tocados pelo filme, que traz uma proposta nova, ainda que estabeleça um diálogo com formas antigas de cinema. Algo nos fez lembrar de estruturas clássicas de filmes de Ernst Lubitsch (1892-1947) e de Howard Hawks (1896-1977), ao mesmo tempo em que o filme apresentou algo verdadeiro e surpreendente”, comentou Gerwig sobre a escolha do filme (via Valor Econômico).

Anora apresenta uma espécie de “releitura obscura e realista” de Uma Linda Mulher, o clássico da década de 1990 estrelado por Julia Roberts. Diferente do filme original, Anora leva o espectador do céu ao inferno com uma abordagem crua para a história.

Mais sobre Anora: detalhes sobre o filme de Sean Baker

O filme acompanha Ani, uma profissional do sexo de ascendência uzbeque-americana que trabalha em Nova York. Por conseguir falar e entender russo, seu chefe a coloca para atender clientes da nacionalidade, e em um de seus atendimentos, ela acaba conhecendo Ivan.

Ivan “Vanya” Zakharov é o filho de um oligarca russo, por quem Ani desenvolve um interesse. O romance parece ser recíproco, o que incentiva uma fuga do casal. Entretanto, quando os pais de Ivan viajam até Nova York para anular a união dos dois, o “casamento de conto de fadas” é ameaçado.

O elenco do filme de Sean Baker conta com nomes como Mikey Madison, Mark Eydelshteyn, Yuriy Borisov, Karren Karagulian, Vache Tovmasyan, Ivy Wolk, Luna Sofia Miranda, entre outros. Anora ainda não possui data para estrear no circuito comercial. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.