Lançado em 2015, o filme “Joy-O Nome do Sucesso” estreou nos cinemas e trouxe para as telonas uma história protagonizada por Jennifer Lawrence como Joy Mangano, uma mulher real, que superou os problemas pessoais e criou seu próprio império empresarial, tornado-se uma das pessoas mais ricas dos Estados Unidos.
No filme, acompanhamos a jornada de Joy Mangano, uma mulher que sempre foi criativa, desde a infância, mas durante a vida adulta, precisou enfrentar diversos desafios, sendo mãe solteira. Mas, a sua sorte muda e finalmente Joy consegue uma oportunidade de mostrar ao mundo o seu potencial como inventora e torna-se uma das empreendedoras de maior sucesso pelo país.
Quem foi Joy Mangano?
Nascida em 1956, no Brooklyn, Nova York, Joy Mangano inventava coisas desde a adolescência. Mas, sua carreira profissional começou em um hospital veterinário em Huntington , Nova York, em Long Island, quando conseguiu inventar uma coleira fluorescente contra pulgas para manter os animais de estimação seguros.
Mais para frente, se formou pela Pace University, em 1978, no curso de administração de empresas, mas precisou encarar empregos em vários locais para se manter, aceitando ser garçonete até gerente de reservas aéreas, enquanto criou os três filhos como uma mulher divorciada.
Foi somente em 1990, quando Mangano conseguiu destaque nos negócios ao inventar o “Miracle Mop, um esfregão de plástico com torção automática com cabeça feita de um laço contínuo de 300 pés (90 metros) de algodão que pode ser facilmente torcido.” Com ajuda de alguns amigos e familiares, ela fez 1000 unidades e conseguiu vender todas, mostrando que o produto tinha potencial de público, assim como é apresentado no filme.
Quando as coisas começaram a dar certo, Joy Mangano tornou-se presidente da Ingenious Designs, LLC, sendo responsável por patentear 126 de vários tipos de produtos.