Lançado em 2015, o filme “Que Horas Ela Volta?” estreou nos cinemas brasileiros e algumas salas em outros países, recebendo uma ótima recepção tanto por parte do público, como da crítica especializada. No drama dirigido por Anna Muylaert estrelado por Regina Casé, acompanhamos uma trama envolvente e inspirada em uma história semelhante a de muitas pessoas que deixam suas vidas em busca de oportunidades.
Na trama, conhecemos Val (Casé), uma mulher pernambucana de origem humilde que vai para São Paulo na esperança de conseguir um emprego que seja o suficiente para dar uma vida melhor para sua filha Jéssica (Camila Márdila). O problema é que Val não pôde levar a menina junto e a deixou aos cuidados da avó.
Na capital paulistana, ela consegue o emprego como doméstica na casa de Bárbara (Karine Teles) e José Carlos (Lourenço Mutarelli), uma família de classe média alta onde ela cuida do filho dos patrões, Fabinho (Michel Joelsas). O tempo passa e Jéssica liga para mãe dizendo que quer ir ficar com ela, com o pretexto de prestar vestibular. A situação muda quando a adolescente tem comportamentos que não agradam os patrões de Val.
Explicação e final de Que Horas Ela Volta?
Treze anos depois de deixar sua cidade natal, Val recebe uma ligação da filha Jéssica, dizendo que quer ir para São Paulo, para fazer um vestibular, na mesma época que o filho do casal de patrões. Val acredita que essa seja uma boa oportunidade das suas se aproximarem e terem novamente um relacionamento de mãe e filha.
Mas, a convivência é complicada, pois a garota não aceita ser tratada como inferior por parte dos patrões e tenta alertar a mãe que ela não merece passar por isso também. O problema é que a revolta de Jéssica parece ser sem fundamento e Val não entende essas diferenciações, acreditando que sempre teve do bom e do melhor por parte dos patrões. Conforme o tempo passa, Jéssica passa a ter conflitos na casa e Val decide procurar um novo local para morar, enquanto tenta equilibrar sua vida profissional com a pessoal.
Durante esse processo de desentendimento, o filme mostra as camadas que existem dentro de uma casa de alto padrão, no qual a empregada doméstica é tratada como igual até certo ponto. As coisas começam a piorar quando José Carlos se aproxima de Jéssica e dá a entender que tem segundas intenções com a garota, fazendo com que a jovem exponha essa situação.
Ao final, tanto Jéssica como Fabinho prestam vestibular, mas o rapaz não consegue a nota suficiente para passar para a segunda fase, enquanto a jovem consegue avançar. Mas, depois de todo esse momento de comemoração, finalmente Jéssica conta para mãe que teve um filho e que decidiu fazer o mesmo que ela, deixando a criança em Pernambuco para conseguir algo melhor em São Paulo.
Depois de todo o desentendimento entre elas, Val decide sair da casa dos patrões e manda Jéssica ir buscar o seu filho, com a chance de fazer tudo diferente. Dando a oportunidade da filha ficar próxima dela e que também possa cuidar da criança.