Na última segunda-feira (6), o ator Ian Gelder, conhecido por seu papel como Kevan Lannister na série Game of Thrones, faleceu em decorrência de complicações de um câncer nos ductos biliares. Sua morte foi notificada por seu marido, o também ator Ben Daniels através das redes sociais.
“É com o coração pesado e quebrado em mil pedaços e com uma grande tristeza que anuncio a morte de meu querido marido e parceiro de vida, Ian Gelder. Ele foi diagnosticado com um câncer nos ductos biliares em dezembro”, comentou Daniels na publicação.
O ator revelou que se afastou de sua carreira para cuidar de Gelder. “Eu parei de trabalhar para ser seu cuidador, mas nenhum de nós tinha ideia alguma de que seria tão rápido”. Ele concluiu com mensagens carinhosas: “[…] Ele era memorável e fará muita falta. Descanse em paz meu doce Chianni”, finalizou.
Dentre os diversos papéis que Gelder interpretou em sua carreira, é inegável que Kevan Lannister está entre os mais proeminentes, considerando o sucesso de Game of Thrones. O personagem é o irmão mais novo de Tywin Lannister e é conhecido por sua lealdade e confiabilidade.
Kevan escolheu servir o irmão por pura vontade e com afinco, simplesmente por reconhecer a superioridade de seu irmão desde muito jovem. Contudo, depois da morte de Tywin, ele provou ser um líder competente e capaz por seu pensamento estratégico e habilidades diplomáticas.
Além de Game of Thrones: outros papéis de Ian Gelder
O sábio Kevan Lannister de Game of Thrones está longe de ser o único papel na carreira de Ian Gelder, que deu os primeiros passos no mundo do entretenimento ainda no início da década de 1970. Além da TV e cinema, ele também teve uma longa carreira no teatro.
Outros papéis de destaque de Gelder incluem sua participação no seriado Torchwood, um spin-off de Doctor Who, como o Sr. Dekker, e como o bibliotecário Charles na série da BBC que adapta a trilogia de livros de Phillip Pullman His Dark Materials.
O ator também fez uma participação no sétimo episódio da 12ª temporada de Doctor Who como Zellin. Grande parte da carreira de Gelder foi dedicada à produções televisivas, e isso inclui até mesmo os filmes, sendo a grande maioria feitos diretamente para a TV.