Em 2003, o diretor Jorge Furtado comandava o segundo longa-metragem de sua carreira, que se tornou um verdadeiro clássico do cinema brasileiro. Trata-se de O Homem que Copiava, protagonizado por nomes como Lázaro Ramos e Leandra Leal, que recebeu diversos prêmios.
Vale destacar que, com exceção das cenas finais, ambientadas na cidade do Rio de Janeiro, o filme foi inteiramente gravado em Porto Alegre, a capital gaúcha no Rio Grande do Sul, que recentemente vem enfrentando dificuldades devido enchentes após as fortes chuvas que atingiram o estado.
Grande parte dos cenários apresentados no filme, incluindo o apartamento utilizado pelo personagem de Lázaro Ramos ou a gráfica onde seu personagem trabalhava, permaneceram praticamente intactos, passando apenas por reformas para preservação com o tempo.
Com 80% do estado afetado pelas chuvas, grande parte dos cenários podem ter sido consumidos pela água. Ao todo, já são 95 mortes, 48 mil desabrigadas (que necessitam de abrigo do poder público) e 1,4 milhão de pessoas prejudicadas (via Folha).
Além do reforço das autoridades competentes, diversas campanhas de arrecadação de mantimentos estão sendo realizadas ao redor do Brasil para tentar ajudar a população de Porto Alegre. Enquanto isso, muitas pessoas estão deixando a cidade em direção ao litoral.
Mais sobre O Homem que Copiava, um clássico do cinema nacional
André é um jovem tímido e humilde que trabalha como operador de fotocopiadora numa papelaria de Porto Alegre. Ele sonha em um dia melhorar de vida, para que possa não só viver bem, mas também conquistar Sílvia, a vizinha que ele observa todas as noites.
Sua grande chance surge quando ele recebe uma copiadora a cores no trabalho, que lhe permite copiar dinheiro de forma quase idêntica ao original. Sendo assim, André se torna um falsificador, mas esta escolha levará o jovem a enfrentar caminhos obscuros.
Além de Lázaro Ramos e Leandra Leal, o elenco do filme também conta com nomes como Pedro Cardoso, Júlio Andrade, Paulo José, Luana Piovani, Pedro Furtado, Carlos Cunha Filho, entre outros. O Homem que Copiava está disponível no catálogo do Globoplay. Assista ao trailer: