Criada por Park Chan-wook e Don McKellar e produzida pela A24, a série “O Simpatizante” estreou na plataforma do Max de forma semanal e trouxe como protagonista Robert Downey Jr. interpretando diferentes personagens durante a trama. A produção estreou no dia 14 de abril, trazendo em seu enredo uma adaptação do livro de mesmo nome, do autor Viet Thanh Nguyen, vencedor do Prêmio Pulitzer de Ficção em 2016.
Na história, acompanhamos a jornada do Capitão, um oficial norte-vietnamita ligado ao Viet Cong, uma organização conhecida por ser guerrilheira comunista que lutou contra o governo sul-vietnamita e suas forças aliadas durante a Guerra do Vietnã, entre 1955 e 1975. Por causa disso, a produção é ambientada na década de 1970, quando o espião comunista (Hoa Xuande), se infiltra nos Estados Unidos, nos momentos finais da guerra.
Antes de estrear no streaming, a série recebeu muitos elogios e atualmente possui 86% de aprovação no Rotten Tomatoes, mostrando o potencial de qualidade, mas poucas pessoas estão dando a devida atenção para a produção.
Por que O Simpatizante não está chamando tanta atenção?
Até o momento, foram lançados quatro episódios, que não estão recebendo tanta atenção como o esperado. Uma análise foi feita pelo portal Screen Rant, que expôs algumas razões pelo seriado não ter tido tanto apelo popular, revelando que um dos motivos desse distanciamento pode estar relacionado a produção ter uma narrativa muito complexa.
“Apesar de ter vários momentos cômicos convincentes e sequências de ação emocionantes, O Simpatizante também desafia os espectadores ao não revelar inicialmente a intenção e a direção potencial de sua história”, ressaltou o veículo.
Quem conferiu os primeiros episódios, percebeu que em cada capítulo, mudou-se o tom, ritmo e configurações da história, fazendo com que o público criticasse esse desenvolvimento. Quem procura algo direto e linear, pode se decepcionar com O Simpatizante, e nem a ótima atuação de Robert Downey Jr. pode ajudar nesse momento.