Lançado originalmente em 2009, o filme Velozes e Furiosos 4 se tornou um dos grandes destaques da franquia, principalmente por trazer de volta personagens aclamados como Brian O’Conner, Dominic Toretto e sua amada Letty Ortiz, que protagoniza um momento tenso na trama.
No filme, que foi exibido pela Sessão da Tarde desta segunda-feira (29) na TV Globo, a personagem é deixada para trás por Dom para que ela possa ficar protegida da polícia. Porém, ele recebe uma ligação posterior de Mia, sua irmã, dizendo que Letty foi assassinada, forçando-o a caçar o responsável.
Ela acabou sendo assassinada por Fenix Calderon, o braço direito de Arturo Braga, após ter sido descoberta durante uma missão para inocentar Dom. Este parecia ser o fim para Letty, mas a cena pós-créditos de Velozes e Furiosos 5 mudou tudo, explicando como ela retornou à franquia.
Na cena em questão, Monica Fuentes aparece revelando à Luke Shaw que Letty ainda está viva. E isso é confirmado no 6º filme, quando ela retorna trabalhando para o vilão Owen Shaw. Ele encontrou Letty à beira da morte e resolveu ajudá-la e, posteriormente, recrutá-la para sua equipe.
Apesar de seu breve arco de vilania, Letty consegue se libertar da teia criminosa de Owen, e passa os seguintes filmes tentando recuperar suas memórias. Sua falsa morte acabou se tornando uma tendência na franquia, com o feito sendo repetido por diversos personagens desde então.
Michelle Rodriguez não sabia que voltaria para “Velozes e Furiosos”
A intérprete de Letty, Michelle Rodriguez, revelou em entrevista à Yahoo! Films que não sabia que retornaria para a franquia Velozes e Furiosos. Segundo ela, a produção não entrou em contato após o 4º filme, e ela descobriu junto com o público que retornaria em filmes futuros.
“Eu juro para você, eu estava em Paris e fui ver Velozes 5, e foi aí que descobri por conta própria. Ninguém me disse. Ninguém me ligou. Ninguém disse nada”, comentou a atriz. A partir do 6º filme, seu retorno foi definitivo à franquia.
Vin Diesel, que interpreta Dom, chegou a afirmar que o retorno dela sempre esteve no roteiro e que sua suposta cena de “morte” foi criada propositalmente para deixar em aberto sua volta. E o retorno da personagem foi bem aceito, considerando sua popularidade.