Clara Bow: atriz inspirou Taylor Swift e filme com Margot Robbie
A atriz Clara Bow (“Asas”) foi a inspiração por trás de uma das músicas do novo álbum de Taylor Swift, “The Tortured Poets Department“. Considerada a primeira “It-Girl” do cinema, a atriz da Velha Hollywood também inspirou o filme “Babilônia” (2022), estrelado por Margot Robbie (“Barbie”).
Quem foi Clara Bow?
Clara Bow nasceu em 1905, no Brooklyn, em Nova York, e teve uma infância bastante traumática. Sua mãe sofria de problemas mentais e, um dia, Clara acordou com a mãe segurando uma faca perto dela, prestes a matá-la. A menina se refugiava no mundo dos filmes para escapar da sua realidade e entrou em um concurso de beleza da sua revista favorita, a Motion Picture, cujo prêmio era justamente ser escalada para um filme. Foi aí a porta de entrada de Clara para Hollywood.
Um executivo chamado B.P. Schulberg apostou na jovem e descobriu que a câmera e o público amavam ela. Ainda na era do cinema mudo, Clara Bow se tornou uma das grandes estrelas dos anos 1920, sendo uma enorme fonte de lucro para os estúdios que, obviamente, exploravam a atriz. Mas não foi só o seu trabalho que chamou a atenção do público.
A vida pessoal de Clara se tornou um chamariz para os tabloides, já que a atriz se apaixonava frequentemente, por vezes até por mais de um homem ao mesmo tempo. Dois exemplos: ela foi noiva do diretor Victor Fleming (“…E O Vento Levou”). Depois, caiu de amores pelo galã Gary Cooper, com quem trabalhou no filme “Asas” (1929).
Clara Bow estrelou 46 filmes mudos e 11 falados e deixou a indústria em 1931, depois de sofrer um colapso. Ela faleceu em 1965, aos 60 anos de idade. Alguns dos seus projetos mais lembrados são o já mencionado “Asas”, “Black Oxen” (1923) e “O não Sei que das Mulheres” (1927) – este último foi o filme que inspirou a criação do termo “It-Girl”.
Como Clara Bow inspirou Taylor Swift e “Babilônia”
Essa obsessão midiática pela vida amorosa da atriz parece o principal motivo por trás da inspiração de Taylor Swift, já que os romances da cantora também são constantemente dissecados pela mídia e pelo público. A música “Clara Bow” traça paralelos entre as duas e entre a roqueira Stevie Nicks e fala das desvantagens da fama, da exploração da indústria e da pressão constante.
“Você se parece com a Clara Bow
Nesta luz, incrível
Por toda a sua vida, você sabia
Que seria colhida como uma rosa?”
O filme “Babilônia” (2022) retrata a transição de Hollywood do cinema mudo para o falado. Uma das estrelas é a aspirante a atriz Nellie LaRoy, interpretada por Margot Robbie. Apesar de ser uma fictícia, a personagem tirou inspiração de várias estrelas da época, mas Robbie declarou que Clara foi a que realmente ajudou ela a entender a personagem.
“Clara Bow teve provavelmente a pior infância de alguém de quem já ouvi falar”, comentou Robbie em entrevista para a Time. “Os pais de Clara nunca fizeram uma certidão de nascimento para ela porque já tinham perdido dois filhos e tinham certeza de que ela nunca passaria da infância. Quando li isso, a personagem Nellie realmente começou a fazer sentido para mim.”
Você pode conferir “Babilônia” no Paramount+.
Fonte: Time Magazine.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.