Séries médicas costumam atrair um público específico, que gosta de acompanhar a rotina de um hospital fictício, tendo entre os diagnósticos momentos pessoais dos personagens, que muitas vezes envolvem paixões não resolvidas. No entanto, a série nacional “Sob Pressão”, optou por abordar com realismo a rotina maçante de médicos que trabalham no sistema público de saúde do país, trazendo como toque pessoal, o drama por trás da vida desses médicos.
Com essa proposta, o seriado se tornou um fenômeno, desde que estreou em 2017, trazendo nos seus episódios o drama da escassez de equipamentos e suprimentos para salvarem vidas, além de explorar a complexidade de vários personagens, como de Evandro, vivido por Júlio Andrade, da Carolina, de Marjorie Estiano, ou de Drica Moraes como Drª. Vera Lúcia Veiga, Pablo Sanábio como Dr. Charles Garcia, entre outros que foram surgindo na trama.
Mas, apesar da proposta ser diferente de outras séries médicas internacionais, existe uma curiosidade que todas elas têm em comum: em qual hospital foram gravadas as cenas.
Em qual hospital foi gravado Sob Pressão?
Para as gravações da primeira e segunda temporada, os produtores usaram partes desativadas do Hospital Nossa Senhora das Dores, localizado no município de Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Na época, o local só funcionava com 20% de capacidade, permitindo que as filmagens não atrapalhasse a rotina.
Conforme a história se desenvolve, a série ampliou o seu espaço e, na terceira temporada, houve uma mudança drástica e mudaram de local, para ambientar o hospital São Tomé Apóstolo. Um cenário foi construído no Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro, onde foi possível adaptar uma ambientação um pouco semelhante com a anterior, de um hospital no subúrbio carioca.