É impossível pensar na Disney e não se ter lembranças felizes, considerando que a empresa foi a responsável por criar clássicos da animação como O Rei Leão, Aladdin, entre outros, além dos filmes feitos em parceria com a Pixar, como Toy Story e Procurando Nemo, marcando diversas gerações.
Entretanto, é difícil enxergar 2023 como um ano forte para o estúdio, considerando a imensa quantidade de produções abaixo da média lançadas, deixando o público apreensivo para 2024. Em retrospectiva, confira o ranking dos filmes lançados pela Disney no último ano, elencados do pior ao melhor.
Um Chamado Natalino
Avaliação da crítica (Rotten Tomatoes): 35%
Apesar do entusiasmo de sua filha, Eddie Garrick se afastou do espírito natalino devido a um evento traumático de sua infância. Mas tudo muda quando ele recebe a visita de um Papai Noel bem diferente, que tenta ajudá-lo a recuperar sua alegria no Natal.
Mansão Mal-Assombrada
Avaliação da crítica (RT): 37%
Gabbie finalmente conseguiu comprar a casa dos sonhos. Entretanto, após se mudar para o local com seu filho, ela percebe que o local está infestado de espíritos e resolve recrutar um pitoresco grupo de investigadores paranormais para se livrar dos habitantes indesejados.
Wish: o Poder dos Desejos
Avaliação da crítica (RT): 45%
Em um reino mágico onde o Rei Magnífico concede os desejos de seu povo uma vez por ano, a jovem Asha faz um pedido a uma estrela. Só que ele é atendido por uma estrela problemática, que desce do ceú para se juntar a ela em uma grande aventura.
A Cratera
Avaliação da crítica (RT): 64%
No ano de 2257, após a morte de seu pai em um acidente de mineração da Lua, Caleb e seus amigos roubam um veículo espacial e embarcam em uma jornada emocionante. O objetivo do grupo é encontrar uma misteriosa cratera, a qual o pai do menino prometeu que eles visitariam um dia.
Peter Pan & Wendy
Avaliação da crítica (RT): 64%
Wendy e seus irmãos são levados para o mundo mágico da Terra do Nunca com o herói de suas histórias, Peter Pan. No local, além de coisas existentes somente na imaginação, eles também conhecem o terrível Capitão Gancho, que se torna uma ameaça para todos.
Diário de um Banana no Natal: Casa dos Horrores
Avaliação da crítica (RT): 67%
Apesar da neve remeter à celebrações e férias, para Greg, o período do inverno está sendo bem difícil. Além de acabar ficando preso na neve com sua família, ele ainda faz o possível para tentar ser bom no Natal, na esperança de ganhar um novo videogame.
A Pequena Sereia
Avaliação da crítica (RT): 67%
Ariel é uma jovem princesa sereia que possui um grande fascínio pela superfície. Ela então decide fazer um acordo com Úrsula, uma feiticeira, que lhe concede um par de pernas humanas em troca de sua voz, sem saber das más intenções por trás da realização de seu desejo.
Indiana Jones e a Relíquia do Destino
Avaliação da crítica (RT): 70%
Em meio à década de 1960, Indiana Jones, acompanhado de sua afilhada, é convocado para uma última missão em busca de um artefato lendário que, além de ter ligações com seu passado, pode mudar totalmente os rumos da história.
Elementos
Avaliação da crítica (RT): 73%
Em uma cidade onde os habitantes de fogo, água, terra e ar convivem, mas sem poder ter contato direto entre si, uma mulher de fogo e um rapaz de água descobrem algo surpreendente, porém elementar: o quanto eles têm em comum.
A Jogada de Chang
Avaliação da crítica (RT): 96%
Chang, um adolescente inconsequente, decide se comprometer com sua grande paixão pelo basquete para ganhar uma aposta e conquistar o respeito de uma garota por quem ele tem uma queda. Com isso, ele começa a treinar com um ex-jogador profissional de basquete.
O Melhor do Mundo
Avaliação da crítica (RT): 100%
Prem é um jovem talentoso, com um grande apreço pela matemática, e que infelizmente perdeu o pai. Ele sonha em vencer as Olimpíadas de Matemática, mas quando sua mãe lhe conta sobre a ligação de seu pai com o rap, seus objetivos começam a mudar.