Em 2013, a atriz Wiranú Tembé estrelou no filme “Tainá – A Origem”, participando do terceiro filme da franquia, depois dos sucesso de “Tainá” e “Tainá 2”, que foi lançado no começo dos anos 2000. Quando foi escolhida para ser a protagonista, Wiranu era pequena e não tinha tido contato com a TV e o cinema.
O seu nome Wiranu significa ema branca, enquanto Tembé faz parte da etnia à qual pertence. Ela morava com os pais e quatro irmãos na aldeia Tekohaw, perto de Paragominas, no interior do Pará. Depois da sua participação no filme, infelizmente não há informações sobre a sua carreira ou por onde anda atualizando.
Mais informações de Tainá – A Origem
No filme, Wiranú Tembé substituiu Eunice Baía, que ficou famosa interpretando a primeira Tainá, para interpelar a pequena indígena e como foram os primeiros passos dela. Na produção, acompanhamos a jornada de sua mãe, Maya (Mayara Bentes), uma guerreira que acaba sendo vítima de invasores da floresta, fazendo com que Tainá ficasse órfã, sendo deixada nas raízes de uma Grande Árvore.
Ela é encontrada por pajé Tigê (Gracindo Jr), que se torna um avô para a menina, mesmo ele tendo a intenção de cuidar dela somente até o cinco anos, para que ela possa voltar para o seu povo. Conforme Tainá cresce, percebe que vem de uma herança importante, mas por ser menina, isso começa se tornar um empecilho para que ela tenha o direito de assumir alguns deveres. Mesmo assim, a pequena não desiste e, com a ajuda de dois amigos, Laurinha (Beatriz Noskoski), uma menina da cidade grande, e Gobi (Igor Ozzy), um indígena considerado nerd, Tainá irá enfrentar os malfeitores enquanto busca mais informações sobre a sua vida.