Em 2017, estreou nos cinemas o filme “O Círculo”, que trouxe uma superprodução estrelada por Emma Watson ao lado de Tom Hanks, contando ainda no elenco com John Boyega, Karen Gillan, Ellar Coltrane, Patton Oswalt, Glenne Headly e Bill Paxton.
Em uma trama de ficção científica, vamos acompanhar uma empresa de tecnologia que tem um projeto ambicioso de ampliar ainda mais a forma como os seres humanos se conectam, indo além da criação do email que permite a exposição dos usuários com suas atividades diárias, incluindo compras, rotina com detalhes de suas vidas privadas.
Eles recrutam Mae Holland (Watson) para participar do novo projeto, que permitirá que todos vejam a sua vida 24 horas. Mae fica empolgada com a chance por acreditar que esse seja o emprego dos seus sonhos, mas será surpreendida quando descobrir o quanto isso afetará a sua vida e a de toda a humanidade.
Explicação e final de O Círculo
Mae aceita o emprego com a esperança de ajudar o seu pai, que sofre de esclerose múltipla, enquanto o seu amigo Mercer, não apoia tanto essa decisão. O responsável pelo projeto é o CEO Eamon Bailey, que apresenta o SeeChange, que permitirá que todos vejam a vida de uma pessoa por pequenas câmeras de alta qualidade em tempo real.
Após instalar as câmeras e logar na rede social que mostrará de perto a sua vida, Mae passa a viver a sua vida, mas as coisas começam a dar sinais negativos quando sua mãe mostra para ela a foto de um lustre que Mercer fez com chifres de veado. Isso começa a gerar reações negativas de pessoas alegando que Mercer teria matado o animal, deixando-o furioso. Mercer vai atrás de Mae e pede para deixá-lo em paz.
Além de perder o amigo, Mae percebe que a relação com seus pais também está sendo afetada, pois eles escolhem se distanciar dela. Apesar disso, ela não quer abrir mão da oportunidade de emprego e mergulha de cabeça no projeto, conforme O Círculo ganha popularidade no mundo.
Durante uma reunião de exposição, Eamon afirma que, caso o projeto avance, será possível encontrar qualquer pessoa no mundo, inclusive criminosos procurados. O programa é capaz de identificar em tempo real um assassino de criança fugitivo em 10 minutos, o que faz com que os membros do Círculo na plateia ovacionem a ideia.
Como o teste dá certo, Mae aproveita o momento e diz que essa ferramenta pode ser utilizada para o bem, pois é possível encontrar qualquer pessoa. Ela pede para a plateia sugerir um nome e alguém diz: Mercer. No primeiro momento, Mae resiste, mas o rapaz é rapidamente localizado em uma cabana isolada.
Quando os usuários do Círculo chegam na sua casa, Mercer fica assustado e foge de carro, embora um usuário do Círculo coloque uma pequena câmera na janela do veículo, sem seu consentimento. Isso inicia uma perseguição e faz com Mercer desvie incontrolavelmente de uma ponte e morra, para horror de Mae.
Apesar da tragédia, Mae acredita que essa conexão com outras pessoas possam ajudá-la nesse processo de luto. Ela retorna para o Círculo, mas Mae decide expor todos os lados negativos dessa história e afirma que suas contas foram expostas e ninguém deveria sair isento da culpa. Ao final, Eamon tenta salvar a imagem da empresa, mas seus cortam a luz da apresentação. Mae explica toda a situação com as luzes do celular da plateia e sai do palco. Mais tarde, ela aparece no lago andando de caiaque sem preocupações de que está sendo monitorada.