Mais um lançamento da Netflix, a série Antracite chegou recentemente ao catálogo da plataforma, trazendo uma história recheada de mistérios envolvendo investigação criminal amadora, horrores de culto desconcertantes e uma teia de enigmas para resolver.
Apesar de ser uma história criada pelos roteiristas Maxime Berthemy e Fanny Robert, a trama da série possui ligações com um curioso e assustador caso da vida real, que remete à uma série de suicídios coletivos de 1995 ocorridos nos Alpes franceses.
ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS. Prossiga com cautela.
Em dezembro de 1995, autoridades locais encontraram cadáveres de pelo menos 16 indivíduos nas florestas dos Alpes franceses. Todos os corpos foram queimados, mas 14 deles pareciam estar dispostos como uma constelação. O promotor do caso concluiu que poderia se tratar de algum tipo de ritual.
“Parece algum tipo de suicídio coletivo. Os corpos estão num local de difícil acesso, numa posição que sugere algum ritual bizarro”, compartilhou o promotor público Jean-François Lorans à imprensa. Inclusive, foi apontado que as mortes pareciam com o trabalho de uma seita conhecida como “Ordem do Templo Solar”.
O culto foi fundado em Genebra sob Luc Jouret e Joseph De Mambro em 1984, e eles se tornaram conhecidos por seus assassinatos-suicídios. Sendo assim, o culto retratado na série compartilha algumas semelhanças com a OTS, mas os demais conceitos da série são totalmente fictícios.
Mais sobre Antracite: trama, elenco e trailer
Um misterioso assassinato revive o terror em um vilarejo nos Alpes Franceses, no qual trinta anos atrás uma perigosa seita provocou uma enorme tragédia. Com isso, os caminhos de Jaro e Ida se cruzam, considerando suas ligações com os acontecimentos no local.
Enquanto Jaro está sendo acusado pelo homicídio que replica os rituais do culto, Ida vai até o local em busca de respostas. Isso porque, há anos atrás, seu pai foi um repórter encarregado por investigar o caso de um suicídio em massa da seita, mas nunca mais foi visto.
O elenco da série conta com nomes como Noémie Schmidt, Hatik, Nicolas Godart, Camille Lou, Jean-Marc Barr, Raphaël Ferret, Kad Merald, Stefano Cassetti, entre outros. Antracite está disponível exclusivamente no catálogo da Netflix. Assista ao trailer: