No início dos anos 2000, as adaptações de livros de fantasia ganharam força e dominaram os cinemas mundiais, como no caso de Harry Potter e O Senhor dos Anéis. Com o mercado promissor para esse tipo de gênero, outras produções tentaram fazer o mesmo e adaptar livros em filmes para aproveitar a demanda. Como no caso de “Eragon”, que estreou nas telonas em 2006 e, caso desse certo, teriam mais três livros da saga O Ciclo da Herança, para darem continuidade.
No entanto, as coisas não saíram como o planejado, mesmo tendo uma história promissora. No primeiro filme, acompanhamos Eragon, um garoto órfão que descobre um ovo de dragão e se torna um Cavaleiro. Ele precisa embarcar em uma missão de enfrentar o terrível Galbatorix para livrar o mundo de sua tirania, depois de assumir o poder de Alagaesia.
Para essa adaptação, os produtores tiveram um bom orçamento de US$ 100 milhões, para efeitos visuais e no elenco, com a presença de Jeremy Irons, John Malkovich e Rachel Weisz dando voz ao dragão de Eragon, Saphira. Mas, isso não foi o suficiente para a produção vingar nos cinemas.
Eragon terá continuação?
Na época, o filme faturou cerca de US$ 250 milhões, uma arrecadação baixa diante do orçamento que tiveram. Um dos motivos de não terem continuado com as adaptações, foi que quem não conhecia os livros não se empolgou com a produção cinematográfica e os fãs das obras de Christopher Paolini, criticaram fortemente as mudanças feitas no filme, em comparação com os livros, em especial a batalha final contra Durza.
Diante desse fracasso, não foram mais desenvolvidos filmes, mas existe a possibilidade de uma nova adaptação em formato de série. O próprio Christopher Paolini, em 2021, usou o seu Twitter para falar para os fãs que a Disney poderia investir no seriado – assim como aconteceu com Percy Jackson, que ganhou uma série exclusiva Disney+.
Isso porque os direitos da saga se tornaram da Disney depois do estúdio adquirir as propriedade sobre a 20th Century Fox, que em 2006, foi o responsável pelo filme “Eragon”. Apesar dos rumores, ainda não foi confirmado o desenvolvimento da série, deixando incerto o futuro da sequência.