O cinema é capaz de proporcionar experiências para o público, sejam elas positivas ou negativas, de modo quase real. E quando se trata de histórias sobre o vício em drogas, filmes como Trainspotting – Sem Limites ou Réquiem Para um Sonho são ótimos exemplos no assunto.
Entretanto, os dois passam longe de um dos filmes mais perturbadores sobre o tema. Lançado em 1981 com direção de Uli Edel, o filme Eu, Christiane F. – 13 Anos, Drogada e Prostituída apresenta com um realismo brutal a esmagadora história de uma menina de 13 anos que se tornou refém de seu vício.
Além de ser um relato inegavelmente poderoso sobre o vício em heroína entre adolescentes, o filme se torna ainda mais perturbador se considerar que sua trama foi inspirada em uma história real, sendo ela a dolorosa vida de Christiane Felscherinow, que de fato passou pelo que é apresentado em tela.
Um dos grandes destaques de Christiane F. é justamente o que torna o filme realmente assustador, que é a crueza das cenas, principalmente durante o uso de drogas e sua abstinência. Edel não faz rodeios e faz de tudo para retratar o vício da forma mais brutal o possível.
Tanto o livro baseado na história real quanto o filme atingiram o status de “cult classic” mundialmente, e apesar de ter sido considerado extremamente controverso em seu lançamento, Christiane F. é um doloroso, mas essencial clássico do cinema.
Mais sobre Christiane F., filme perturbador dirigido por Uli Edel
Na década de 1970 em Berlim, a adolescente Christiane mora com sua mãe e irmã caçula. Entediada de sua vida, a jovem sonha em conhecer a “Sound”, discoteca mais moderna e badalada do momento. Mas sendo menor de idade, ela dificilmente realizaria seu desejo.
Entretanto, Christiane acaba recebendo ajuda de uma amiga e consegue finalmente entrar na famosa discoteca. No local, ela conhece Detlev, quem a faz se aproximar das drogas. A partir deste ponto, a vida da menina se torna uma espiral de sofrimento enquanto ela acaba acorrentada ao vício.
A atriz Natja Brunckhorst interpreta a protagonista, e é acompanhada por nomes como Thomas Haustein, Christiane Reichelt, Rainer Woelk, Christiane Lechle, e do cantor David Bowie, que interpreta a si mesmo no filme. O pertubador Eu, Christiane F. – 13 Anos, Drogada e Prostituída está disponível no catálogo do Prime Video. Assista ao trailer: