Nesta segunda-feira (01/04), a Rede Globo exibe na Sessão da Tarde o filme “Pinóquio”, uma produção italiana que se baseou no romance ‘As Aventuras de Pinóquio’, escrito originalmente por Carlo Collodi e publicado em 1883.
No enredo, acompanhamos Gepeto, um homem solitário que ganha a vida sendo marceneiro. O seu maior sonho é ser pai e, certa noite, deseja que Pinóquio, o boneco que acabou de construir, ganhe vida. Inesperadamente, seu pedido é atendido, mas as coisas não saem como o planejado, pois Pinóquio é muito curioso e isso faz com que ele se perca de casa. Assim, acompanhamos o jovem boneco em uma jornada repleta de mistérios e seres fantásticos, que o levará para conhecer de perto os perigos do mundo.
O filme não está disponível na Netflix, mas é possível encontrá-lo na plataforma do Prime Video por assinatura e nos streamings Google Play e Apple TV+ no formato de aluguel.
Mais informações de Pinóquio
Lançado em 2019, o filme foi dirigido por e escrito por Matteo Garrone e trouxe no elenco Federico Ielapi como Pinocchio, Roberto Benigni como Geppetto, Gigi Proietti no papel de Mangiafuoco, Rocco Papaleo e Massimo Ceccherini como, respectivamente, o Gato e a Raposa.
Um dos principais destaques da produção é a maquiagem dos personagens, como do próprio Pinocchio, que foram criadas através de maquiagem protética em vez de imagens geradas por computador (CGI). Outro destaque da produção é a presença do ator Roberto Benigni, que atuou pela segunda vez em uma produção envolvendo o conto, quando estrelou em ‘Pinocchio’ (filme de 2002).
Nos sites avaliadores, como Rotten Tomatoes, a produção cinematográfica possui boas notas e aparece com 85% de aprovação, com base em 47 resenhas. No consenso geral do site, foi dito que: “Seguindo fielmente a história original de Carlo Collodi, o Pinocchio de Matteo Garrone aborda todos os elementos necessários para a criação de um filme visualmente deslumbrante que prova que alguns contos são de fato atemporais”.