Em 2001, estreou nos cinemas mundiais o primeiro filme da franquia “Shrek”, que apresentou para os espectadores a história do Ogro que vivia no pântano e teve sua paz interrompida quando vários personagens dos Contos de Fadas invadiram a sua propriedade. Lançado pela DreamWorks Pictures, a animação foi dirigida por Andrew Adamson e Vicky Jenson, responsáveis por fazer a produção se tornar um sucesso comercial.
Estrelado por Eddie Murphy, Cameron Diaz e John Lithgow nas vozes principais e na versão original, o filme arrecadou cerca de US$ 488 milhões nas bilheterias ao redor do mundo, tendo um orçamento de US$ 60 milhões para ser desenvolvido. Com o sucesso, mais dois filmes foram feitos, além de spin-offs comemorativos, como “O Susto de Shrek” e os filmes do personagem Gato de Botas, que ganhou duas produções animadas.
Na Netflix, é possível encontrar todos os três filmes da franquia Shrek. No entanto, as produções derivadas não estão disponíveis na plataforma.
Mais detalhes de Shrek
A animação é inspirada no livro ‘Shrek’, que foi escrito por William Steig e lançado em 1990. Além disso, a produção também serve como paródia, remetendo às fantasias infantis que a Disney lançou durante muitos anos. Um dos principais destaques da animação é a trilha sonora, que foi comandada com bandas populares como: Smash Mouth, Eels, Joan Jett, The Proclaimers, Jason Wade, Baha Men e John Cale que regravou a canção de Leonard Cohen.
Uma curiosidade sobre a produção é que em 1991, o cineasta Steven Spielberg foi o primeiro a adquirir os direitos autorais da história, antes da fundação da DreamWorks. Na época, ele cogitou fazer um filme tradicionalmente animado baseado no livro. Mas, em 1994, John H. Williams convenceu-o a mudar de ideia e rapidamente Shrek começou a ser desenvolvido.
Além da boa recepção com o público, a produção também foi aclamada pela crítica e venceu o Oscar de Melhor Filme Animado e de Melhor Roteiro Adaptado.