Documentário sobre submarino que desapareceu chega na Netflix
Novo documentário da Netflix chega nesta sexta-feira em seu catálogo, onde vai trazer em seus 8 episódios todos os fatos sobre o desaparecimento do submarino ARA San Juan, que ficou sumido dentro do território argentino, durante uma missão de exercícios militares.
O submarino ARA San Juan perdeu contanto e foi colocado em situação de desaparecimento no dia 15 de novembro de 2017, quando saía do porto de Ushuaia em direção à base naval do Mar del Plata, onde retornavam de suas atividades 44 tripulantes.
No dia 17 novembro 2018, a Marinha Argentina informou que havia encontrado o submarino ARA San Juan e de acordo com informação, o veículo aquático poderia ter implodido nas profundezas do mar. Leia a seguir o pronunciamento oficial da Marinha Argentina:
“O Ministério da Defesa e a Marinha Argentina informam que, nesta data, tendo-se investigado o ponto de interesse nº 24 informado pelo Ocean Infinity, mediante a observação realizada com um ROV a 800 metros de profundidade, foi constatada uma identificação positiva do submarino San Juan.”
Em seu conteúdo, a produção documental vai trazer para os assinantes da Netflix entrevistas com os especialistas no caso, familiares das vítimas, além de um tom investigativo para tentar entender o que realmente aconteceu.
Assista ao trailer oficial de “ARA San Juan: O Submarino que Desapareceu” (2024):
Houve comunicação do submarino em volta à Mar del Plata?
O ARA San Juan fez o seu último contato no dia de seu desaparecimento, onde o capitão do submarino enviou oito comunicações para seus superiores, informando sobre uma falha nas baterias do veículo, momentos antes de perder o contato nos radares com a Marinha Argentina.