No dia 20 de março, estreia na plataforma da Netflix o filme “O Pianista”, uma produção de 2002 que foi aclamada pela crítica. Estrelada por Adrien Brody, o drama biográfico trouxe para os cinemas a história do pianista Władysław Szpilman, recebendo inúmeros elogios pela obra cinematográfica.
Dirigido por Roman Polanski, com roteiro de Ronald Harwood, a produção foi indicada a sete Oscars, incluindo a de Melhor Filme e venceu nas categorias de Melhor Diretor (Polanski), Melhor Ator (Adrien Brody) e Melhor Roteiro Adaptado (Harwood). Além disso, também foi destaque em outras premiações, vencendo 2 BAFTAs, 6 Césars, e uma Palma de Ouro.
Detalhes do enredo de O Pianista
Na trama, acompanhamos a jornada de Władysław Szpilman, um pianista judeu nascido na Polônia, que vê a cidade de Varsóvia mudar gradualmente à medida que a Segunda Guerra Mundial começa. Com o avanço da guerra, ele é forçado a fugir e ir para o Gueto de Varsóvia, mas depois é separado de sua família durante a Operação Reinhard. Durante esse período de sofrimento, Szpilman precisou buscar refúgio em vários lugares diferentes, sob as ruínas da cidade.
Curiosidades sobre o filme
Durante o desenvolvimento da história, existe uma conexão entre a história e a vida do diretor Roman Polanski, que também precisou escapar da guerra quando criança. Depois da morte de sua mãe, ele escapou do Gueto de Cracóvia e passou sua infância em uma fazenda de um polonês até o fim da guerra.
Outro detalhe interessante sobre a trama, é que Adrien Brody não foi a primeira opção, pois Polanski queria que Joseph Fiennes atuasse no papel principal. Por causa da sua agenda, o ator não conseguiu participar e mais de 1400 atores foram chamados para a seletiva de escolha para o papel de Władysław Szpilman. Insatisfeito com todos, Polanski procurou Brody que aceitou o protagonismo.