Em 2007, chegou aos cinemas o filme “A Bússola de Ouro”, que trouxe para as telonas uma obra baseada no romance Northern Lights de Philip Pullman de 1995. Estrelada por Nicole Kidman, Dakota Blue Richards e Daniel Craig, acompanhamos uma história recheada de magia e aventura.
Na trama, acompanhamos Lyra Belacqua, uma garotinha órfã que vive em um um mundo paralelo onde as almas dos humanos se manifestam na forma animal, denominado de daemons. Neste local, Lyra leva uma vida tranquila, junto com seu daemon, o Pantalaimon, até descobrirem a existência de uma substância misteriosa que está fazendo com que crianças desapareçam, incluindo o seu melhor amigo.
Querendo saber o que está acontecendo, ela embarca em uma jornada com um instrumento ancestral, que se parece com uma bússola de ouro, para lhe guiar nessa missão que poderá mudar o mundo.
Explicação e final de A Bússola de Ouro
Quando Lyra recebe a bússola do seu tio, ela revela a verdade sobre o que está acontecendo. Quem está sequestrando as crianças são os chamados “Gobblers”. Sabendo disso, a garotinha descobre que a Sra. Coulter é chefe do Conselho Geral de Oblação, revelando que ela também está por trás disso.
Quando a Sra. Coulter descobre que Lyra sabe de tudo, envia moscas espiãs mecânicas atrás dela, mas uma delas é capturada por Farder Coram. Asriel chega a Svalbard, onde ficam os Ursos Glaciais, porém ele é capturado por um dos membros da tribo. Precisando de ajuda, Lyra fala com a rainha bruxa Serafina Pekkala que lhe orienta que as crianças estão em Bolvangar.
Lyra então consegue um urso de armadura e segue o aletiômetro até encontrar Billy. Em seguida, depois de uma intensa fuga, Lyra é levada até o rei urso Ragnar Sturlusson, e o engana para que ele lute contra o próprio Iorek. Assim, ela segue para Bolvangar, mas é forçada a cruzar sozinha uma estreita ponte de gelo antes que ela desmorone. Depois de atravessar, se Roger e ouve a Sra. Coulter dizendo que Asriel em breve será preso e condenado à morte por heresia.
Ao final, Lyra descobre ainda mais verdades: Sra. Coulter admite que é a mãe dela e a garotinha descobre que Asriel é seu pai. Mesmo diante dessa revelação, Lyra não baixa a guarda quando a Sra. Coulter pede o instrumento e ela lhe dá a lata contendo a mosca-espiã, o que tranquiliza a Sra. Coulter inconsciente. Assim, Lyra consegue destruir a máquina de intercisão e leva todas as crianças para fora. Com as crianças seguras, Lyra, Roger, Iorek, Lee e Serafina voam para o norte em busca de Asriel, onde é confirmada a profecia de Serafina de uma guerra iminente com Lyra no centro.