Filme polêmico que foi escondido por 52 anos pode ser finalmente lançado em 2024

Depois de mais de 50 anos sem nunca ver a luz do dia – ou dos projetores, nesse caso – “The Day the Clown Cried” (“O Dia em que o Palhaço Chorou”, em tradução livre), o filme mais polêmico do comediante Jerry Lewis (“O Professor Aloprado”), será exibido pela primeira vez este ano.

Anos antes de sua morte em 2017, o próprio Jerry Lewis doou uma cópia do filme para a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, com uma exigência de que o longa só poderia ser exibido a partir de 2024. A doação também inclui um aviso de que a cópia pode ser uma versão bruta do longa, que aparentemente nunca terminou de ser editado.

Jerry Lewis
Foto: reprodução/Euronews.com

Dirigido e estrelado por Lewis, “The Day the Clown Cried” conta a história de um circo alemão que é preso em um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial após debocharem de Adolf Hitler em uma apresentação. Como punição, eles são forçados a enganarem as crianças prisioneiras, levando-as para a morte.

Filmado em 1972, o filme nunca foi lançado de forma alguma, nem nos cinemas, nem fita, DVD ou streaming. Por isso, o longa já ganhou um status de “lenda do cinema”, como um dos casos de “filmes perdidos”. Ainda não foram revelados detalhes de quando, como e onde o filme será exibido pela primeira vez, nem as pessoas que poderão assistir.

Por que “The Day the Clown Cried” nunca foi lançado?

Depois das gravações terminarem, o longa foi engavetado por causa de desentendimentos entre Lewis e o produtor Nat Wachsberger. O ator não estava feliz com o financiamento do projeto e acusou o produtor de não cumprir suas obrigações. Ao saber disso, Wachsberger ameaçou processar Lewis alegando quebra de contrato, gerando uma briga que terminou com Lewis saindo do projeto – mas levando um corte bruto do longa.

De acordo com uma biografia do comediante, ele precisou tirar cerca de US$ 2 milhões do próprio bolso para cobrir os custos do filme, já que os cheques do produtor estavam voltando e parte da equipe não havia sido paga.

Fonte: The National News.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.