Quem foi Griselda Blanco? Ela ainda está viva?

Nesta quinta-feira (25/01), estreou na Netflix a minissérie “Griselda”, uma produção baseada em fatos reais sobre um dos grandes nomes do narcotráfico colombiano: Griselda Blanco. Estrelada por Sofía Vergara, a produção foi dirigida por Andrés Baiz e escrita por Doug Miro e Ingrid Escajeda. 

Durante seis episódios, acompanhamos como Griselda conquistou a fama de “Madrinha da cocaína” e que dominou a cena de drogas nas décadas de 1970 e 1980, principalmente em Miami, fazendo com que fosse uma das mulheres mais poderosas no universo do tráfico de drogas. 

Como está Griselda Blanco hoje em dia?

Griselda Blanco possui uma história curiosa, desde que nasceu na Colômbia em 1943. Quando tinha 11 anos, ela foi responsável por matar um menino rico, depois de tê-lo sequestrado e seus pais não terem pago o resgate. A partir desse momento, traçou um caminho violento, que perdurou por toda a sua vida. 

Nesse contexto caótico, ela cresceu e foi cada vez mais inserida no mundo do crime, fazendo com que se casasse cedo. Quando tinha 21 anos, emigrou ilegalmente para Nova York com o marido e seus três filhos. Juntos, eles passaram a vender maconha e foram conquistando espaço na criminalidade local. Somente em 1970, foi quando se mudaram para Miami e encomendou a morte do seu primeiro marido, por causa dos desentendimentos entre eles. 

Viúva, ela teve a chance de se envolver com o traficante de drogas Alberto Bravo, que a apresentou para o lado mais obscuro do tráfico. Através desse relacionamento, ganhou notoriedade pois era ficou conhecida por sua forma violenta de tratar mulas (pessoas que fazem o transporte da droga) e pelas estratégias ousadas de contrabando. 

O seu império começou a ruir em meados de 1980, quando foi presa em Irvine, na Califórnia (EUA). Griselda foi julgada e culpada pela fabricação, importação e distribuição de cocaína, recebendo a sentença de 20 anos de cadeia. Em 2002, ela sofreu um ataque cardíaco na prisão e em 2004, foi liberada e deportada para Medellín. 

No dia 3 de setembro de 2012,  Griselda Blanco foi morta a tiros, depois de sair de um açougue e levar vários tiros na rua. Na época, ela tinha 69 anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.