Os 33: filme é baseado em fatos reais? A verdadeira história

Em 2015, estreou nos cinemas o filme “Os 33”, uma produção estrelada por Antonio Banderas e Rodrigo Santoro, que contou a história do acidente que ocorreu em 2010, quando 33 mineradores ficaram presos após uma mina desmoronar. 

Na trama, acompanhamos o acidente ocorrido na mina San José, em Copiapó, no Chile, depois que o proprietário do local ignorou os avisos de que poderia haver um desmoronamento. Em um dia normal de trabalho, os mineradores são surpreendidos com a mina cedendo, deixando 33 trabalhadores presos no local. 

Precisando sobreviver, eles encontram uma câmara segura para ficar, mas um deles, Mário Sepúlveda, entende que precisa liderar os homens, pois é necessário racionar comida e ter controle emocional. Enquanto isso, o Ministro da Energia, Laurence Golborne, é acionado e entra em uma corrida contra o tempo para tentar resgatar todos com vida. 

Mais informações sobre o acidente na mina 

O acidente ocorreu no dia 5 de agosto de 2010, quando 33 trabalhadores foram soterrados em uma mina a 688 metros de profundidade, no Chile. Até hoje, é considerado o pior acidente do país neste tipo de trabalho. 

Assim como apresentado no filme, a mina que desmoronou foi a San José, era um local que é conhecido pela exploração do cobre e do ouro. A propriedade pertencia à empresa Minera San Esteban, e situa-se a 33 quilômetros a noroeste de Copiapó, na região norte do país. Por ser uma mina pequena, elas possuem um histórico maior de acidentes, comparada às outras da região. Por conta disso, os trabalhadores recebiam um salário maior do que os outros colegas de profissão. 

Depois do resgate ser acionado, precisou ser traçado um plano específico para salvar todos com vida. Através disso, foi desenvolvido um projeto de perfuração de um poço, que chegou até ao saguão onde estão alojados os trabalhadores. O problema é que esse plano só daria certo em cerca de 70 dias, e foi o que aconteceu. Após duas semanas de tentativa para descobrir se estavam vivos, o resgate descobriu a localização e começaram o processo para a retirada. 

O primeiro resgatado foi no dia 12 de outubro, e dois dias depois, no dia 14 de outubro, foi resgatado o último sobrevivente. Vale ressaltar que logo após descobrirem que havia sobreviventes, a equipe de resgate conseguiu enviar mantimentos como água e comida, e somente depois, a mesma perfuração foi alargada para que fosse possível passar os homens que estavam presos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.