Nesta terça-feira (23/01), a Rede Globo exibe na Sessão da Tarde o filme “Os 33”, um drama inspirado em fatos reais, sobre um grupo de 33 mineradores que ficaram presos em uma mina. Na época, o caso foi acompanhado pela mídia e fez com que milhares de pessoas se sensibilizassem com o caso e torcesse para que todos saíssem bem do local.
A trama é ambientada na cidade Capiapó, no Chile, quando um desmoronamento faz com que a única entrada e saída de uma mina seja lacrada, prendendo 33 mineradores a mais de 700 metros abaixo do nível do mar. Precisando sobreviver, o grupo é liderado por Mário Sepúlveda (Antonio Banderas), que tenta organizar da melhor maneira os suprimentos enquanto aguardam o resgate.
Enquanto isso, também acompanhamos o Ministro da Energia, Laurence Golborne (Rodrigo Santoro), fazendo de tudo para conseguir libertar os mineradores o mais rápido possível, enfrentando dificuldades técnicas e o próprio tempo.
O filme não está na Netflix e infelizmente não é possível encontrá-lo em nenhuma outra plataforma de streaming no Brasil.
Mais informações de Os 33
Lançado em 2015, o filme é um drama histórico-biográfico que contou com a direção de Patricia Riggen, com roteiro de Mikko Alanne, Craig Borten, José Rivera e Michael Thomas para contar nos cinemas os eventos reais que ocorreram na mina San José em 2010, no qual um grupo de 33 mineradores ficou soterrado numa mina.
Além dos protagonistas, a trama também contou no elenco com Juliette Binoche, James Brolin, Lou Diamond Phillips, Mario Casas, Juan Pablo Raba, Kate del Castillo, Cote de Pablo, Jacob Vargas, Bob Gunton, Gabriel Byrne, Naomi Scott, Marco Treviño, Oscar Nunez, Tim Willcox, entre outros.
Na época que chegou aos cinemas, a produção não teve um grande destaque nos cinemas, arrecadando cerca de US$ 28 milhões nas bilheterias, tendo um orçamento de US$ 26 milhões. Apesar do apelo emocional de ser um filme biográfico, a crítica deu notas medianas, como no Rotten Tomatoes onde seu índice de aprovação é de 48%, com base em 157 avaliações.
No consenso geral do site, foi dito que: “Os 33 mostra o heroísmo da vida real, mas, apesar da sólida história, as performances foram prejudicadas por um foco errado e uma dependência excessiva na fórmula”.