Quando falamos sobre música popular brasileira, existe uma infinidade de histórias que fazem parte da construção do nosso país, que passou por diversas mudanças. Junto com essas transformações, cantores e artistas nacionais criaram músicas e melodias com diversos ritmos, usando diversos fatores como forma de inspiração. Mas, separamos algumas curiosidades que fazem parte da história da MPB e do Samba, que talvez poucas pessoas saibam.
Confira algumas curiosidades da música brasileira
1 – Nando Reis namorou com a cantora Marisa Monte, durante a década de 1990, e foi após o término do casal que o integrante do Titãs compôs a música “Resposta”. Inicialmente, Nando mandou a música para Cássia Eller, uma das suas principais intérpretes. No entanto, ela recusou, mas Samuel Rosa gostou e a canção acabou ficando popular pela voz do ex-vocalista do Skank.
2 – Zeca Baleiro tem esse apelido por causa da época da faculdade, pois o cantor vivia com os bolsos cheios de balinhas e chicletes. Além disso, ele gostava de distribuir os doces entre os seus amigos.
3 – O Mussum, comediante conhecido por ter feito parte de Os Trapalhões, tinha uma banda de samba antes de fazer sucesso na televisão. Inclusive, Mussum foi o responsável por trazer o instrumento Banjo para o samba e para o Brasil. Ele conheceu o instrumento durante uma viagem internacional e se apaixonou pelo som que ele fazia.
Quando ele conversou com o amigo Almir Guineto, do grupo Fundo de Quintal, os dois tiveram a ideia de introduzir a novidade para as rodas de samba. Mas, essa missão não foi tão simples assim, pois eles decidiram juntar o braço do cavaquinho, com o corpo do banjo, retirando uma das cordas. Através desse processo, nasceu o banjo brasileiro.
4 – A música “Ive Brussel”, um dos grandes sucessos do cantor Jorge Ben Jor, com parceria de Caetano Veloso, foi composta quando o cantor estava fazendo uma viagem pela Bélgica, enquanto gravava o disco “Salve, Simpatia”. A inspiração da música ocorreu quando uma mulher chamada Ive o hospedou em sua casa, o tratando muito bem. Como retribuição, ele escreveu essa música para agradecer.
5 – Em 2005, o cantor Seu Jorge fez um disco especial, gravando as músicas do David Bowie, chamado “The Life Aquatic Studio Sessions”. O disco foi tão bem produzido que o próprio cantor norte-americano elogiou os covers, dizendo que a versão do artista brasileiro trouxe um novo nível de beleza para as suas músicas.