Os fãs do Pearl Jam receberam uma notícia animadora sobre o desenvolvimento do próximo álbum. O último disco da banda foi ‘Gigaton’ lançado em 2020, e desde então, estavam aguardando novas informações. De acordo com as informações divulgadas por Mike McCready, em um entrevista para o Classic Rock, o novo disco terá influência do Temple of the Dog, da época em que o guitarrista fez parte do supergrupo.
Além disso, McCready também revelou que as músicas inéditas terão influência do Soundgarden, banda do atual baterista do PJ, Matt Cameron. “Eu sinto que a bateria de Matt Cameron tem elementos do que ele fez no Soundgarden”, comparou
“Para o bem ou para o mal, você ouvirá de mim muito mais guitarra solo – coisas que não faço há muito tempo. Fiquei louco, como com Chris Cornell e Temple of the Dog, em ‘Reach Down’ [1991]. Eu tive de refazer de novo. Geralmente, a primeira ou a segunda tomada são melhores. Depois eu começo a pensar sobre isso e não dá a sensação. Mas Andrew fez milagre (tradução livre), como dizem.”
Mais detalhes do novo álbum do Pearl Jam
O guitarrista Mike McCready também deu alguns detalhes de como está o processo do próximo disco, revelando que o novo projeto será produzido pelo aclamado Andrew Watt:
“Está quase concluído. Acho que há alguns ajustes aqui e ali que precisam acontecer, e provavelmente não lançaremos nada este ano. Mas Andrew Watt trouxe para nós uma energia, uma juventude e um grande ouvido que acho que precisávamos.
Ele meio que nos chutou um pouco na bunda. Tipo, ‘Ok, vamos, vamos, vamos, vamos, vamos!’ Ele é o cara mais hiperativo que já conheci, para além de mim. Mas ele é um grande fã da nossa banda, e ele é um guitarrista realmente muito bom por si só. Ele nos levou para uma sala e nos pressionou o máximo que podíamos”, completou o músico.
Apesar das informações, não foi revelado qual será a previsão que o disco ficará disponível para os fãs nas principais plataformas musicais.