No dia 4 de janeiro, a Netflix disponibilizou o filme “A Sociedade da Neve”, e desde então, a produção vem conquistando o público e tornando-se o longa-metragem mais visto da plataforma neste começo de ano. Baseado em fatos reais, a produção conta a história de um acidente de avião que ocorreu em 1972, quando uma aeronave vinda do Uruguai colidiu com uma geleira nos Andes.
Dos 45 passageiros, apenas 29 sobreviveram ao choque. No entanto, a batalha pela sobrevivência estava apenas começando, pois o avião caiu em local hostil e eles ficaram presos em meio a neve e com pouca comida, sendo forçados a lutarem por suas vidas de todas as formas possíveis.
Confira abaixo 5 filmes e documentários que contam a história do acidente
“Os Sobreviventes dos Andes”
Lançada em 1972, a produção mexicana foi a primeira a explorar a tragédia, usando como base o livro “Survive!”, do jornalista americano Clay Blair Jr. Quando chegou aos cinemas locais, o filme foi bastante criticado pela forma como tratou os fatos reais, pois os produtores optaram por usar truques de filmes de terror, como closes em ferimentos para quebrar a tensão, algo que não condiz quando o filme é baseado na realidade.
“Vivos!”
Lançada em 1993, a produção é uma das mais conhecidas sobre o acidente e foi dirigida por Frank Marshall (“Aracnofobia”). Estrelado por Ethan Hawke (“Sociedade dos Poetas Mortos”) e narrado por John Malkovich (“Bird Box”), o filme também recebeu algumas críticas, mesmo tendo na produção, Nando Parrado, um dos sobreviventes do desastre.
Assim como o filme de 1976, “Vivos!” também distorceu alguns fatos, como a alteração dos nomes de várias pessoas envolvidas. Apesar disso, ele foi bem aceito pelo público na época do lançamento, mesmo o filme tendo focado no lado da ação, ao invés da parte humana da história.
“A Sociedade da Neve”
Com o mesmo nome do filme da Netflix, o documentário de 2007 se aprofundou na história dos jogadores uruguaios, contendo entrevistas com os sobreviventes, que narram com as suas próprias palavras os acontecimentos e suas percepções sobre o caso. O documentário foi aclamado pela crítica e foi indicado ao prêmio de melhor documentário no Festival de Sundance, em 2008, e ganhou o prêmio de melhor direção em um documentário no Directors Guild of America Awards.
É possível encontrá-lo na plataforma da Pluto TV.
“Estou Vivo: Milagre dos Andes”
Produzido pelo History Channel, o documentário também conta detalhes de como o avião 571 caiu, sendo narrado pelo sobrevivente Nando Parrado. Com reencenações de acontecimentos-chave do caso, a produção mostra como os sobreviventes fizeram para sobreviver, até o momento em que Parrado e Roberto Canessa partiram em uma jornada em busca de ajuda para seus companheiros. Quando foi lançado em 2011, o documentário foi considerado pelo New York Post como uma das melhores produções do canal.
“20/20 Prisioneiros da Neve “
O documentário desta vez foi produzido pela Disney para a ABC, e também contou com entrevistas dos cinco sobreviventes: Nando Parrado, Roberto Canessa, Carlito Páez Rodriguez, Eduardo Strauch e Roy Harley. Eles detalham como foram os 72 dias presos na Cordilheira dos Andes até o resgate. A produção é recente e foi lançada no ano passado, porém ainda não foi disponibilizada no Star+.