Os Sobreviventes dos Andes: filme de 1976 conta a história real que inspirou A Sociedade da Neve

Um dos acontecimentos mais marcantes do século 20, a Tragédia dos Andes de 1972 é o tema do novo filme da Netflix, a produção espanhola “A Sociedade da Neve“. Mas este não é o primeiro filme inspirado na trágica história real. Em 1976, cinco anos depois da tragédia, foi lançado o longa mexicano “Os Sobreviventes dos Andes”.

Dirigido por René Cardona (“Prisión de Mujeres”), o filme foi indicado a melhor edição no Ariel Awards, o maior prêmio do cinema mexicano. O elenco conta com nomes como Hugo Stiglitz (“Um Retrato de Família”), Norma Lazareno (“O Estudante”), Luz María Aguilar (“Te Dou a Vida”) e Fernando Larrañaga (“Volte Sempre!”).

Infelizmente, a produção não está disponível em nenhum streaming no Brasil no momento.

sobreviventes dos andes
Imagem: reprodução/The Movie Database

Outro filme que conta essa história é a produção estadunidense “Vivos” (1993). Dirigido por Frank Marshall (“Congo”), o longa conta com atores como Ethan Hawke (“O Mundo Depois de Nós”), Vincent Spano (“Criador”) e Josh Hamilton (“Oitava Série”).

“A Sociedade da Neve”

“Em 1972, o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, fretado para levar um time de rúgbi ao Chile, sofre um acidente catastrófico nos Andes. Apenas 29 dos 45 passageiros sobrevivem à queda. Presos em um dos ambientes mais inacessíveis e hostis do planeta, eles recorrem a medidas extremas para continuar vivos” (sinopse divulgada pela Netflix).

Dirigido por J.A. Bayona (“O Impossível”), o filme é baseado no livro de mesmo nome do jornalista uruguaio Pablo Vierci. Alguns nomes do elenco são Enzo Vogrincic (“9”), Agustín Pardella (“Histórias de Verão”), Matías Recalt (“Planners”), Esteban Bigliardi (“Os Delinquentes”) e Diego Vegezzi (“Olhar Invisível”).

O filme foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro e no Critics Choice Awards, e é um dos mais cotados para a categoria no Oscar 2024.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.