A Disney+ lançou recentemente a série “Percy Jackson e os Olimpianos”, com intuito de trazer uma nova adaptação dos livros, assim como no passado foram feitos os filmes, mas que receberam muitas críticas. Querendo dar um novo ressignificado, a proposta da série foi tentar ser mais fiel à saga literária, e aparentemente, está dando certo, pois a produção está recebendo elogios.
Apesar dessa proposta de seguir o enredo original, a série decidiu dar uma “atualizada” na história da personagem Medusa, figura mitológica importante para a narrativa. Para isso, buscou explorar ainda mais o passado sombrio e complexo dela, com o intuito de humanizar as suas ações, já que ela é antagonista da história.
Inclusive, o produtor executivo do show, Jonathan Steinberg, falou sobre essa mudança durante uma entrevista ao Polygon. Segundo o produtor, eles tentaram não mexer no capítulo “Nossa Visita ao Empório de Anões de Jardim”, mas quiseram representar a Medusa muito mais identificável. Ainda sobre a personagem, Rebecca Riordan, que é casada com Rick e produtora executiva da série, explicou para a Variety como foi esse processo:
“A única razão pela qual Medusa não é mais desenvolvida nos livros é que aquela era a narrativa de Percy e não temos a sua perspectiva”, disse a produtora. “Portanto, uma das primeiras coisas sobre as quais conversamos [para o novo show] foi sobre como não ter lentes patriarcais.”
O passado de Medusa
Na história do universo de Percy Jackson, os protagonistas Percy, Grover e Annabeth vão até o bazar de gnomos da Tia M, enquanto estão fugindo. Um passado alinhado a uma versão revisitada da mitologia, na qual Medusa era uma sacerdotisa de Atena, virgem e totalmente devota a ela, mas que acabou despertando a fúria da deusa por se envolver com Poseidon.
No entanto, a série conta que a vilã foi seduzida pelo Deus do Mar, mas, existe um subtexto muito forte de que Poseidon abusou sexualmente da jovem. Por causa disso, Atena se sentiu envergonhada e fez com que Medusa fosse castigada, transformando-a em um monstro com cabelos de serpente e olhos que petrificam a qualquer um.