Com o fim de 2023, podemos fazer um balanço completo das produções que foram lançadas, principalmente os filmes de super-heróis. Em outros tempos, esses filmes poderiam ter sido um grande sucesso, mas com a popularização da temática e a baixa qualidade nos enredos, as produções do gênero estão agradando cada vez menos o público fã das histórias em quadrinhos da DC e da Marvel.
No ano passado, o debate foi se os filmes de super-heróis estavam saturados, o que fez com que os estúdios repensassem suas produções, pois são filmes caros que não estavam tendo o alcance de bilheteria esperado, gerando prejuízos. Por conta disso, acompanhamos o fim do Universo Estendido DC (DCEU) e a saída de James Gunn do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), indo para a DC com intuito de reformular o DCEU.
Confira abaixo o ranking do pior para o melhor filme com super-heróis de 2023
9º- “The Flash”
Com certeza “The Flash” foi um dos filmes mais comentados, mas no sentido negativo, pois a produção foi um fracasso de bilheteria, mesmo trazendo o épico Batman de Michael Keaton, de volta para as telonas. Críticas sobre o enredo, as polêmicas envolvendo o ator Ezra Miller e a qualidade do CGI usado, foi um dos principais motivos que fizeram o filme fracassar.
8º – “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”
O primeiro lançamento do MCU do ano, infelizmente a produção não conseguiu vingar a Fase 5 e muitos fãs da franquia reclamaram do filme, pois ele deixou a desejar no sentido de dar início aos acontecimentos do universo e por ter uma história cansativa.
7º- “Shazam! Fúria dos Deuses”
O filme tinha algumas expectativas, pois o personagem havia conquistado um certo público, mas com as mudanças feitas por James Gunn e Peter Safran na DC, eles deixaram claro que Shazam não fazia parte dos planos, fazendo com que o público perdesse o interesse em assistir um filme que ficaria solto no universo.
6º- “As Marvels”
Lançado em novembro e marcando a última produção cinematográfica da Marvel, o filme serviu como um dos principais pilares para o debate sobre o quando o público está saturado de ver produções do MCU, quando precisam ver séries do Disney+ e os filmes, para entender o contexto das histórias.
Ou seja, duas das protagonistas foram apresentadas nas séries, que não tiveram um grande alcance, impossibilitando que o público criasse um vínculo para entender a história do filme. Para piorar a situação, a atriz Iman Vellani, que faz a Ms. Marvel, questionou o roteiro da produção durante as filmagens, mostrando que as coisas não foram por um caminho positivo.
5º – “Aquaman 2: O Reino Perdido”
Marcando a despedida de Jason Momoa como protagonista do herói aquático, apesar de todos os problemas que o filme teve, com atrasos e polêmicas sobre a produção, “Aquaman 2” teve um saldo positivo para a DC, depois de tantos fracassos em 2023. O filme fez uma estreia relevante nos cinemas em dezembro, mas se despede sem muitas emoções do DCEU.
4º – “Besouro Azul”
O tão esperado filme estrelado por Xolo Maridueña e Bruna Marquezine, o longa-metragem dividiu opiniões, mostrando que foi amado, mas também odiado. No entanto, é preciso entender o motivo das críticas, pois algumas pessoas criticaram a forma como os personagens foram estereotipados como latinos. Vale ressaltar que o personagem Besouro Azul é mexicano, e por outro lado, quem amou a produção se identificou exatamente por isso e pela dinâmica que a família Reyes teve no filme.
3º- “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”
Uma das produções que é favorita no Oscar 2024, a animação levou milhares de pessoas aos cinemas e foi um grande sucesso no ano passado. Nas novas aventuras de Miles Morales, onde ele encontrou outros diversos Homens-Aranhas em vários universos, foi um grande sucesso e está na lista de melhores do ano de muitos leitores.
2º- “As Tartarugas Ninja: Caos Mutante”
A produção pode ser considerada uma grande surpresa de 2023, pois os criadores Seth Rogen, Evan Goldberg e Jeff Rowe, conseguiram trazer o universo das Tartarugas Ninja de uma forma lúdica e nostálgica para quem gostava dos personagens. Em uma trama bem feita, os diretores conseguiram dar protagonismo para todos os irmãos, saindo da mesmice de algumas produções que focam somente no Michelangelo.
1º – “Guardiões da Galáxia Vol.3”
Muito esperado, o filme foi um grande sucesso de bilheteria da Marvel, pois marcou a despedida da equipe de desajustados. Emocionante e com um enredo bem construído, o filme também conseguiu destacar as causas animais, mostrando o lado sombrio do passado do querido Rocket, o guaxinim rabugento que todos amam.