Em 2011, chegou aos cinemas a animação “Operação Presente” (“Arthur Christmas”), trazendo uma produção natalina sob uma ótica diferente. Dirigido por Sarah Smith, que também foi responsável por escrever o roteiro, o filme contou com nomes importantes na dublagem original, como dos atores James McAvoy e Hugh Laurie.
Na história, conhecemos Arthur, um jovem que descobre que seu pai, o Papai Noel, esqueceu de entregar os presentes na Véspera de Natal. Diante disso, o rapaz decide tomar a frente da produção e cumprir essa missão tão especial. Agora, ele precisa descobrir como o bom velhinho fazia isso tão rapidamente e parte para uma aventura ao redor do mundo, para entregar todos os presentes. Seu intuito nessa missão especial, é também provar que pode ser um papai noel melhor do que seu irmão que está treinando para ser um.
Operação Presente ganhará parte 2?
Na época que chegou aos cinemas, a co-roteirista/diretora Sarah Smith revelou durante uma entrevista, que idealizava continuar a produção. O filme foi feito pela Aardman Animation, em parceria com a Sony Pictures Animation, e por isso, existia essa expectativa de sucesso.
Na entrevista, Smith disse: “Bem, Pete (outro roteirista) e eu também vemos a história como algo único. É claro que já conversamos sobre isso. Acho que nosso sentimento é como o efeito Toy Story, não faça isso a menos que tenha outra história isso funciona para você. Das ideias que mais gostamos, gostamos bastante da ideia de uma prequela, a história do Grande Papai Noel no velho trenó, talvez durante a guerra. Isso seria divertido.”
Quando chegou aos cinemas, o filme arrecadou cerca de US$ 147 milhões mundialmente, tendo um orçamento de US$ 100 milhões para ser desenvolvido. Ou seja, apesar da produção ter tido uma ótima recepção com a crítica, a animação não alcançou os números esperados, pois precisava ter conquistado mais bilheteria para gerar lucro. Talvez esse seja um dos principais motivos de não terem continuado a história.