Nesta semana, a Netflix lançou a série “1670”, uma produção polonesa que está conquistando o público do streaming, por ter uma trama histórica, mas com uma pitada de sátira, ao abordar a vida da nobreza do século XVII na Polônia.
Na história, acompanhamos Jan Paweł (Bartlomiej Topa), um nobre polonês que liga apenas para as suas grandiosas aspirações, enquanto precisa lidar com uma família excêntrica e situações hilariantes. Conforme a trama acontece, é apresentado um cenário peculiar da Polônia do século XVII, com um tom de crítica com referências às questões sociais e políticas contemporâneas.
Na história, também conhecemos Aniela, que também faz parte da família, mas é uma ativista franca que é preocupada com questões a frente do seu tempo, como as mudanças climáticas e as diferenças entre os gêneros.
1670 terá segunda temporada?
Como a produção chegou a pouco tempo, a Netflix não costuma anunciar a renovação, pois precisa fazer um balanço de audiência, para saber se vale a pena ou não continuar com a história. Na Polônia, a série está sendo bem recebida, o que é algo positivo, já que a produção tem o intuito de “brincar” com o passado do país.
De acordo com as críticas locais, como por exemplo, feitas por Magdalena Drozdek da Wirtualna Polska escreveu a seguinte análise sobre esta primeira temporada: “Havia uma grande probabilidade de que a série de zombarias sobre a nobreza polonesa fosse um festival de tal constrangimento que gostaríamos de esquecê-lo rapidamente. Mas os criadores de 1670 atendem tão bem a esse constrangimento que você vai se divertir muito.”
Eu adorei a série, deliciosa comédia sem exageros, me lembrou Monty Python em busca do cálice sagrado, vou adorar ver muito mais temporadas, tomara que criem.