Desde um easter-egg inserido no filme Eu Sou a Lenda até o anúncio oficial de que o filme de fato seria produzido, passaram-se anos de expectativa com Batman vs Superman: A Origem da Justiça para os fãs da DC nos cinemas, até que o diretor Zack Snyder finalmente levaria a obra para as telas.
Para fãs dos quadrinhos, o duelo não era novidade, afinal, a série em quadrinhos O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, já havia levantado essa possibilidade ainda em 1986. Entretanto, esta seria a primeira vez que os heróis estariam juntos em tela em um confronto épico.
As expectativas tornaram-se ainda maiores por se tratarem do DCEU, o universo concebido por Snyder, que apresentava os heróis da DC sob uma perspectiva mais obscura e realista. Entretanto, quando o filme estreou, não demorou muito para que tudo desmoronasse.
Os motivos do “fracasso” de Batman vs Superman
Diversos foram os fatores que afetaram o desempenho do filme. Segundo o próprio cineasta, durante uma sessão de perguntas e respostas no evento Full Circle, o grande problema é que seu filme foi muito profundo, obrigando que o público dedicasse total atenção, diferente de outros filmes do gênero.
“[…] Acho, e talvez eu esteja errado, mas sinto que muitas pessoas foram ao cinema por dizer, ‘Oh, é a brincadeira do super-herói, certo? Vamos nos divertir com isso.’ E nós demos a eles esse tipo de filme de super-herói mitológico moderno, altamente desconstrutivista e experimental que precisa… no qual você realmente precisa prestar atenção. Isso não foi legal [para eles]”, declarou Snyder na ocasião.
Entretanto, existem diversos outros motivos para que o filme não se tornasse um grande sucesso para a Warner Bros., distanciando o estúdio de seu aguardado US$ 1 bilhão nas bilheterias. Entre eles, estão o tom excessivamente sombrio e a falta de desenvolvimento de alguns personagens.
Além disso, muitos fãs dos quadrinhos ficaram decepcionados com a interpretação dos personagens e suas motivações no filme. Todavia, Batman vs Superman não é um fracasso completo, pois ainda tem uma grande base de admiradores, além de ter sido um sólido começo para a Liga da Justiça nos cinemas.
Batman vs Superman: versão alternativa e onde assistir?
O filme original de 2016 foi produzido pela Warner Bros., portanto, integra o catálogo da HBO Max. Na trama, Bruce decide vestir o manto do morcego e enfrentar o Superman após toda a destruição causada pelo herói em Metrópolis na batalha contra Zod, por considerá-lo uma ameaça incontrolável.
Mas esta não seria a primeira vez que o duelo seria adaptado de forma audiovisual. Isso porque entre 2011 e 2013, foram produzidos dois filmes de animação englobando todo o arco da história original de Miller, acompanhando o retorno de Bruce à ativa para livrar Gotham das garras do caos, e culminando na luta entre Batman e Superman. As animações também estão disponíveis na HBO Max.