Na semana passada, a Netflix disponibilizou os cinco primeiros episódios do reality show “Round 6: O Desafio”, um programa inspirado na série “Round”. Com desafios semelhantes com a produção original, foram chamados 456 participantes para competirem pelo prêmio de US$ 4,56 milhões, o maior prêmio em dinheiro da história do game show.
Apesar da série ter sido uma produção sul-coreana, o programa foi filmado em Londres, na Inglaterra, e contou com jogadores de todo o mundo, inclusive com um brasileiro. O cantor e estilista Yohan Tanaka fez parte do elenco e foi um dos participantes que reclamou sobre as condições do reality.
Brasileiro expõe os bastidores de Round 6: O Desafio
Yohan Tanaka concedeu uma entrevista ao portal Notícias da TV da Uol, afirmando que o reality show foi manipulado e responsável por cometer abusos físicos, psicológicos e até sexuais contra participantes: “Mas eu não poderia mais ficar calado. Como artista, já ouvi muito ‘não’ na minha vida e estou cansado. Não só de levar ‘não’, porque isso faz parte da carreira, mas de passar por situações de abuso de poder constantes. Desde quando eu era modelo, com 15 anos, até hoje, como músico. O mundo do entretenimento todo é uma grande manipulação e um grande abuso de poder.”
Ainda na entrevista exclusiva para o portal, Yohan Tanaka explicou porque decidiu falar sobre o que aconteceu nos bastidores somente agora:
“Eles foram muito espertos ali, não gastaram nada com vistos, se livraram das responsabilidades trabalhistas, de pagar todos os direitos. Venderam o programa como uma competição, mas é um reality show, né? Nós fomos figurantes ali, daquele joguinho deles, e não recebemos nada por isso. Fiz figuração de graça!.”
Apesar das declarações de Tanaka, o estilista não confirmou se vai processar ou não a Netflix, como outros participantes também estão fazendo. Tanaka ressaltou que o streaming é uma empresa muito grande e possui os melhores advogados.