Infiltrado na Klan: a história real por trás do filme

Em 2018, chegou aos cinemas mundiais o filme “Infiltrado na Klan”, uma produção dirigida por Spike Lee e estrelada por John David Washington e Adam Driver. O longa-metragem foi baseado em fatos reais, levando para os cinemas a história de Ron Stallworth, o primeiro detetive negro do Departamento de Policia de Colorado Springs. 

Na história, acompanhamos como e Ron Stallworth (Washington), um policial negro, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan do Colorado, em 1978. Para isso, ele conversou com os membros da seita racista através de telefonemas e cartas, mas quando era necessário encontrá-los, seu parceiro policial branco, ia no seu lugar. Após ganhar a confiança dos membros, Ron se torna líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

Conheça a história real de Infiltrado na Klan

Assim como apresentado no filme, a história contou como o policial Ron Stallworth, conseguiu se infiltrar em uma das seitas mais racistas do mundo. O longa-metragem usou como base o livro ‘Black Klansman: Race, Hate, and the Undercover Investigation of a Lifetime’, publicado em 2014, no qual o próprio Stallworth. 

Inclusive, algumas cenas reais foram usadas na produção. Spike Lee fez questão de colocar trechos de vídeos reais, como a gravação da manifestação da extrema-direita norte-americana na cidade de Charlottesville, em 2017. Na época, os supremacistas brancos foram para as ruas e gritavam contra negros, judeus, imigrantes e homossexuais. Apesar da história do filme ser em 1978, infelizmente, os Estados Unidos protagonizou nos últimos anos diversos eventos racistas pelo país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.