Brigas entre integrantes de bandas que acabam gerando expulsão não são incomuns. Afinal, bandas são como uma família. E os conflitos podem acontecer pelos mais diversos motivos, desde desentendimentos criativos até situações mais sérias, como polêmicas que chegam até mesmo a determinar o fim da banda.
Entretanto, existem situações que beiram o absurdo da anormalidade e o tecladista Rick Wakeman foi vítima destas circunstâncias. Isso porque o renomado músico acabou sendo expulso da icônica banda de rock progressivo Yes por comer um hambúrguer durante um ensaio.
Não, Wakeman não causou nenhum incidente com o alimento, mas o simples ato de comê-lo causou revolta em seus companheiros de banda. Isso porque os demais membros da banda, que são vegetarianos, mantinham princípios éticos extremamente fortes em relação ao consumo de carne.
Logo, a divergência alimentar gerou um intenso debate entre os integrantes do Yes, o que acabou acarretando na expulsão de Wakeman da banda. Para os demais músicos, a atitude do tecladista representava uma violação de seus valores fundamentais.
Deste modo, Wakeman passou por uma das primeiras de suas diversas saídas do Yes, com a controvérsia gerada pelo hambúrguer ameaçando comprometer não apenas a harmonia interpessoal, mas também a coesão artística do grupo.
A reconciliação e o retorno de Rick Wakeman ao Yes
Algo inegável para os demais integrantes do Yes foi a contribuição que Rick Wakeman trouxe para a banda. O tecladista teve muito a acrescentar na identidade musical, o que ajudou muito ao Yes se tornar um dos fenômenos de seu estilo.
Sendo assim, a banda decidiu buscar uma solução mais conciliatória, um meio-termo que respeitasse tanto os princípios vegetarianos dos demais integrantes quanto a liberdade individual de escolha do tecladista quanto à sua alimentação, permitindo que o Yes reestruturasse sua formação implacável.
No total, Wakeman entrou e saiu da banda pelo menos quatro vezes, não só por questões de um relacionamento turbulento, mas também porque o músico possui uma sólida carreira solo. Sua quinta e última passagem pela banda aconteceu por volta de 2002. O atual tecladista da banda é Geoff Downes, que já havia passado pela banda nos anos 80 e se tornou fixo em 2011.