Antes dos cinemas, as histórias em quadrinhos eram o domínio exclusivo das fantásticas histórias de super-heróis. E como se trata de um material desenhado, a liberdade na criação dos mais diversos personagens sempre esteve presente.
Com isso, diversos heróis e vilões surreais foram criados, com visuais únicos eternizados nas páginas das revistas. No caso da DC Comics, a empresa conseguiu emplacar diversos vilões marcantes como o Coringa, o Crocodilo, Lex Luthor, Darkseid, entre outros.
Porém, existem também outros tipos de vilões trazidos pelas HQs da empresa que chamam a atenção por serem bizarros e muitas vezes “deslocados” de seu posto de vilão por não parecerem imponentes, tornando-se involuntariamente cômicos. Por isso, conheça alguns dos vilões mais estranhos já criados pela DC Comics.
Homem-Calendário
Julian Gregory Day, o “Homem-Calendário”, é apaixonado por datas e calendários, como diz seu nome, e todos os seus crimes costumam ter vínculos com o dia da semana, principalmente quando se de um feriado ou data comemorativa.
Inicialmente, o personagem surgiu em 1958 como uma piada nos quadrinhos do Batman. Entretanto, em versões posteriores, ele foi adaptado para uma versão mais sombria, tornando-se um assassino em série. Sua aparição mais recente aconteceu no Esquadrão Suicida, de James Gunn.
Trapaceiro
Vilões insanos são comuns na DC. Afinal, lugares como o Asilo Arkham é ocupado pelos vilões mais loucos e distorcidos das HQs. Mas, no caso do Trapaceiro, ele passa muito longe de personalidades como o Charada ou o Coringa.
Isso porque o alter ego de Giovanni Giuseppe, que era um artista de circo, utiliza truques e números de apresentação para o mal. Logo, ele não tem poderes, e utiliza suas habilidades circenses para cometer seus crimes. Mas ele é bem mais “inofensivo” do que parece.
Homem dos Brinquedos
Também conhecido como o “Homem Brinquedo”, Winslow Schott sequestrou o melhor amigo do Superman, Jimmy Olsen, nos quadrinhos. Porém, é difícil levar o vilão a sério, principalmente por seu aspecto de desenho animado. Além disso, Schott parece não ter uma motivação muito vilanesca.
Codpiece
O nome do vilão traduz-se para “braguilha”, uma peça de vestuário masculino utilizada para cobrir os órgãos genitais. Como se isso não fosse o suficiente, Codpiece surgiu por um trauma escolar, onde ele acreditava ter sido insultado por seu órgão genital. Para superar um complexo de inferioridade, o vilão carrega um canhão gigante em sua pélvis e seu capacete lembra um órgão genital masculino.
Scarface
Certamente, o Batman é um dos heróis da DC que mais possui vilões assustadores. Entretanto, também existem vilões como Scarface, um boneco de ventríloquo mafioso, controlado por um homem que possui distúrbios de personalidade e esquizofrenia. Apesar de não ser inofensivo, é difícil levar a sério.
Homem Tatuado
A ideia do personagem é muito boa, afinal, ele tira seus poderes das tatuagens, as quais ele ganha após matar uma pessoa. O problema é que não há uma limitação bem definida do que o Homem Tatuado pode ou não fazer, tornando-o confuso demais.
Egg Fu
Diferente de todos os outros vilões citados, o Egg Fu não choca apenas por ter uma aparência cômica, mas sua primeira aparição foi considerada uma ofensa contra o povo oriental, refletindo pensamentos racistas. O personagem precisou ser recriado diversas vezes.