Com um peso e um número limitado de indicados, não é raro que a Academia seja criticada por suas escolhas aos prêmios Oscar. Ao longo dos anos, muitos filmes ficaram de fora da premiação, sendo, inclusive, realizados diversos protestos contra os organizadores.
Abaixo, vamos listar sete filmes que foram um verdadeiro sucesso de crítica e público nos cinemas, conquistando o estado de clássicos, mas que foram completamente ignorados pela Academia.
Sete filmes ignorados pelo Oscar
O Rei da Comédia
Considerado por muitos o “pai” de Coringa, lançado por Todd Phillips em 2019, esse filme de Martin Scorsese conta com Robert De Niro interpretando Rupert Pupkin, um comediante que busca o sucesso e sequestra seu ídolo.
Cães de Aluguel
Com 34 indicações ao Oscar, não é nenhum exagero dizer que Quentin Tarantino sabe agradar a Academia. No entanto, seu primeiro longa não conseguiu chegar à premiação. Cães de Aluguel colocou o diretor no mapa, mas não no Oscar.
Antes de Amanhecer
Um dos romances mais celebrados de todos os tempo, Antes do Amanhecer inicia a trilogia de amor entre Jesse e Celine durante sua passagem por Viena. Embora hoje Richard Linklater seja um nome conhecido do Oscar, seu primeiro sucesso foi esnobado pela premiação.
Amor à Flor da Pele
Por falar em romance, essa obra de Wong Kar-Wai estreou em Cannes e não demorou para conquistar o título de um dos melhores filmes de todos os tempos. No entanto, Amor á Flor da Pele não foi indicado ao Oscar.
Retrato de Uma Jovem em Chamas
Mais recente que os demais, Retrato de Uma Jovem em Chamas é outro romance esnobado pela Academia, mas que colecionou prêmios em outros eventos. O filme foi eleito o 30º melhor filme de todos os tempos pela revista Sight and Sound em 2022.
Nós
Ainda que Jordan Peele tenha feito um grande estardalhaço com o lançamento de Corra! em 2017, tendo levado o Oscar de Melhor Roteiro Original, seu filme seguinte não conseguiu repetir o feito. Nós não recebeu nenhuma indicação à premiação.
Argentina, 1985
O mais recente da lista é Argentina, 1985. O filme dos hermanos com Ricardo Darín venceu prêmios em Veneza, no Globo de Ouro e em muitas outras agremiações, mas não conseguiu sequer uma indicação ao Oscar, cujo categoria de Melhor Filme Estrangeiro ficou com Nada de Novo no Front.