Na era dos serviços de streaming, algumas plataformas tiveram que inovar. O Mubi é uma delas. Mais do que apenas um catálogo de filmes, o serviço oferece, também, uma curadoria focada em lançamentos cults.
Com parceria com o Criterion Collection, distribuidora de filmes conhecida por seus lançamentos especializados e curadoria, o serviço oferece um vasto catálogo de filmes aclamados pela crítica. Abaixo, vamos listar as sete melhores produções disponíveis no Mubi.
Os Sete Samurais
O magnum opus de Akira Kurosawa, Os Sete Samurais é um filme japonês de 1954. O samurai Kambei, interpretado pelo lendário ator Takashi Shimura, é chamado para defender uma aldeia constantemente saqueada. Kambei contará com a ajuda de outros seis samurais para treinar os moradores da aldeia a resistirem aos ataques.
Amor à Flor da Pele
Um dos maiores romances da história, Amor à Flor da Pele, de Wong Kar-Wai conta a história de dois casais, embora sejamos apresentados a apenas uma parte de cada um. Chow muda-se para Hong Kong com sua esposa que constantemente está viajando à negócios. No mesmo apartamento, Li-Zhen também chega de mudança com seu também ocupado marido. Chow e Li-Zhen começam a se encontrar e desenvolvem uma relação.
2001: Uma Odisseia Espacial
Já que o assunto é magnum opus, este é o de Stanley Kubrick. Abordando existencialismo, a evolução humana, inteligência artificial e vida extraterrestre, o épico de ficção científica conta a história dos Dr. David Bowman e o Dr. Frank Poole, além de outros três cientistas em hibernação criogênica. Todos estão à bordo da Discovery One, uma nave que conta com a inteligência HAL9000. O filme não precisa de muito enredo para ser fantástico.
O Poderoso Chefão
Don Vito Corleone talvez seja o personagem mais memorável da história do cinema. Interpretado por Marlon Brando, o mafioso definiu o que é ser protagonista. O filme de 1972 conta ainda com Al Pacino, James Caan, Robert Duvall e Diane Keaton. Não é preciso descrever muito esse clássico para te convencer a assistir.
Onde Fica a Casa do Meu Amigo?
O diretor iraniano projetou sua carreira para nível internacional em 1987 com o longa Onde Fica a Casa do Meu Amigo?. Com apenas 83 minutos, o filme mostra Ahmed, que acidentalmente fica com o caderno de seu colega. Em busca do seu amigo, Ahmed vai até uma vila nos arredores da cidade. O filme é o primeiro de uma sequência chamada de Trilogia de Koker.
Retrato de Uma Jovem em Chamas
O filme mais recente dessa lista, Retrato de Uma Jovem em Chamas é um conto de amor. Marianne é uma pintora que precisa fazer o retrato de noivado de Héloïse sem que ela saiba. Assim, Marianne observa a noiva relutante no seu dia a dia.
Era Uma Vez Em Tóquio
Um dos filmes mais bonitos da história, Era Uma Vez Em Tóquio mostra a vida de uma família, a relação de pais e filhos e uma reflexão sobre o passar do tempo. É um filme longo, sutil e extremamente simples. A câmera no chão, os movimentos estáticos (ainda que de fluidez imensa) e o vazio deixado pelo breve momento em que um personagem sai de cena refletem uma linda mensagem entregue de maneira magistral.