Quem pensa que a Marvel criou as cenas pós-créditos com os filmes do MCU, está muito enganado. Embora o estúdio tenha utilizado o recurso de maneira inovadora e consistente, as cenas pós-créditos existem desde a década de 60, datando ao filme O Agente Secreto Matt Helm, de 1966.
Seja para promover uma sequência já confirmada, fazer piada ou completar algum assunto inacabado do longa, as cenas pós-créditos estão presentes em mais produções que imaginamos. Dessa forma, vamos listar sete filmes que possuem essas cenas, todos anteriores ao ano 2000.
Filmes que têm cena pós-créditos e você não sabia
Nas Sombras da Noite
Antes da adaptação de Sombras da Noite com Johnny Depp, a história do vampiro Barnabas Collins foi contada no cinema em 1970, com Nas Sombras da Noite. O longa encerra com o protagonista morto, mas uma cena pós-créditos deixou uma pulga atrás da orelha dos espectadores. Após sua conclusão, o filme mostra o suposto cadáver de Barnabas se transformando em um morcego e voando para longe.
Almôndegas
Clássico da carreira de Bill Murray, o filme foi dirigido por Ivan Reitman e marcou o ano de 1979. Como se espera de uma comédia, a cena pós-créditos de Almôndegas segue a veia cômica, mostrando Morty acordando com sua cama flutuando no lago e, posteriormente, caindo na água ao pedir socorro.
O Enigma da Pirâmide
O Enigma da Pirâmide foi dirigido por Barry Levinson e trouxe um novo viés para um clássico. O longa de 1985 conta a história de um jovem Sherlock Holmes e, surpreendentemente, possui uma cena pós-créditos. Ehtar é revelado estar vivo e entra em um avião com um novo nome: Moriarty.
Aliens
Depois de mais uma batalha de Ripley contra os alienígenas, a cena pós-créditos de Aliens é sutil. O filme dirigido por James Cameron encerra com apenas o efeito sonoro de um facehugger, o segundo estágio de uma criatura alienígena.
Quanto Mais Idiota Melhor
Algo cada vez mais comum com os filmes atuais, Quanto Mais Idiota Melhor trouxe uma subversão das cenas pós-crédito. Embora muitos espectadores fiquem nas salas de cinema esperando por algum conteúdo extra, às vezes simplesmente não há nada. Assim, no filme ouvimos apenas a voz de Garth perguntando se alguém irá dizer para os espectadores irem embora.
Aladdin
Antes de fazer cenas pós-créditos com a Marvel, a Disney já usava o recurso em suas próprias produções. Em 1992, Aladdin encerra com o gênio agradecendo a plateia por ter comparecido ao filme, de uma maneira similar às performances de stand-up.
Street Fighter
Encerrando nossa lista com uma grande franquia, Street Fighter, lançado em 1994, contou com uma cena extremamente importante ao final de seus créditos. Após seu computador ser reativado com energia solar, M. Bison volta a vida e promete dominar o mundo.