7 filmes que foram BANIDOS ao redor do mundo

Embora a sétima arte permita que os realizadores contem literalmente qualquer história através das telas, existem alguns limites, sejam eles impostos pelos estúdios ou pelo gosto do público, que precisam ser respeitados para que um filme consiga ser lançado. Mas nem sempre isso acontece.

Muitos cineastas estão dispostos a violar estes limites, seja para conseguirem imprimir fielmente suas ideias ou para de fato seguirem o que foi proposto pelo roteiro, por mais chocante que seja. Porém, como resultado, alguns filmes acabam enfrentando represálias e até mesmo sendo banidos, tais como os 7 abaixo:

Laranja Mecânica

Apesar de ser uma das obras mais famosas da carreira de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica não só foi banido por décadas em países como Irlanda, Brasil, África do Sul e Cingapura, como ainda resultou ameaças de morte para o cineasta e sua família por conta de seu conteúdo controverso.

Persépolis

Mesmo com todo o seu reconhecimento, a animação baseada no romance gráfico autobiográfico homônimo de Marjane Satrapi acabou sendo banido no Líbano e ainda foi condenado no Irã por, de acordo com as acusações, apresentar um retrato infiel da revolução islâmica.

O Encouraçado Potemkin

Um dos mais famosos filmes da antiga União Soviética, o filme de Serguei Eisenstein acabou não só sendo desdenhado pelos governos por sua mensagem anti-guerra, como ainda foi banido em países como a França e o Reino Unido para evitar que essa mensagem se espalhasse entre os cidadãos.

South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes

Mesmo sendo considerado por muitas pessoas como um dos melhores musicais animados já feitos, o primeiro filme de Trey Parker e Matt Stone não passou longe das controvérsias, assim como o desenho original, e atraiu a ira de vários conselhos de censura, além de ter sido banido no Iraque.

A Última Tentação de Cristo

É difícil imaginar um cineasta do cacife de Martin Scorsese enfrentando problemas com seus filmes. No entanto, seu clássico dos anos 80 atraiu ódio de vários grupos religiosos foi banido em vários países por seu conteúdo percebido como blasfemo, e até hoje é proibido nas Filipinas e em Cingapura.

O Massacre da Serra Elétrica

Apesar de parecer inofensivo para os padrões atuais, o grande marco da carreira de Tobe Hooper atraiu muita controvérsia devido ao seu conteúdo violento, e acabou sendo banido por um bom tempo por países como a Alemanha, Noruega, Irlanda, Cingapura, Suécia e Islândia.

Os Simpsons: O Filme

Diferente de outros filmes da lista, o famoso longa-metragem baseado na clássica animação de Matt Groening acabou sendo banido de Burma (atualmente Myanmar) por conta das ameaças de um grupo rebelde que utilizava uma bandeira amarela e vermelha, remetendo à cor da pele dos personagens.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.