Filme escolhido para a Sessão de Sábado da Rede Globo, Pequena Miss Sunshine é um dos grandes filmes da primeiro década dos anos 2000. Estrelando Abigail Breslin, Steve Carell, Paul Dano, Alan Arkin, Toni Colette e Greg Kinnear, o filme estreou em 2007.
O longa tem de tudo um pouco em sua família disfuncional: o avô foi expulso do asilo por usar heroína, o pai é um fracassado, o tio é um professor que tentou se matar e o filho fez um voto de silêncio em protesto. Ainda assim, todos entram em uma kombi para ajudar a pequena Olive, cruzando o país em direção a um concurso de beleza.
Pequena Miss Sunshine: curiosidades sobre o longa
Indicado a quatro prêmios Oscar, Pequena Miss Sunshine conseguiu levar duas estatuetas: Melhor Ator Coadjuvante para Alan Arkin e Melhor Roteiro Original para Michael Arndt. Confira abaixo algumas curiosidades da produção.
Papel de Steve Carell foi escrito para Bill Murray
Um dos principais papéis de Pequena Miss Sunshine é o de Frank, o tio suicida da família. Embora seja difícil imaginar outro ator o interpretando no lugar de Steve Carell, o roteiro foi escrito para Bill Murray.
Filme foi concluído quatro dias antes da estreia
Por conta de problemas na pós-produção e a necessidade de regravar o final, Pequena Miss Sunshine ficou pronto apenas quatro dias antes de sua estreia no Festival de Sundance. Para efeitos de comparação, é costumeiro filmes ficarem prontos meses antes de sua estreia.
Dwight seria fisiculturista
O tímido Dwight é um adolescente magro, cabeludo e cujo destaque é seu voto de silêncio. No entanto, antes de Paul Dano assumir o papel, o personagem foi descrito como um fisiculturista com um moicano.
Abigail Breslin não pode ouvir piadas de Alan Arkin
Com apenas 10 anos de idade, Abigail Breslin foi indicado ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. No entanto, a jovem Olive não podia ouvir as piadas vulgares de seu avô, interpretado por Alan Arkin. Assim, a produção fez questão de colocar músicas da Kelly Clarkson a todo volume em seus fones de ouvido.
Frase de Arnold Schwarzenegger fez filme acontecer
Embora tenha baseado parte do filme em sua infância, Michael Arndt revelou que foi uma frase de Arnold Schwarzenegger que o motivou a escrever Pequena Miss Sunshine. Em um evento literário, o ator alemão disparou: “Se há algo neste mundo que odeio, são os perdedores. Eu os desprezo.” Incomodado, Arndt decidiu fazer uma obra sobre perdedores.
Roteirista era assistente de Matthew Broderick antes do longa
Outra história curiosa sobre Arndt é que, antes de escrever o longa, o roteirista trabalha como assistente pessoal de Matthew Broderick. Arndt decidiu arriscar tudo e se demitiu para focar no roteiro do longa. Sua aposta deu certo e, alguns anos depois, o roteirista recebeu um Oscar.
Competidoras reais de concursos de beleza mirim apareceram no longa
Como pesquisa, os diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris atenderam diversos concursos de beleza mirim. Assim, a dupla recrutou algumas competidoras reais para aparecerem no longa como as rivais de Olive na competição.