Mulheres Apaixonadas é uma clássica novela da TV Globo, de autoria de Manoel Carlos. A novela, de que foi ao ar pela primeira vez em outubro de 2003, acompanha a professora de história e diretora de colégio Helena, e o cerco de paixões esquecidas ao seu redor.
A novela fez um enorme sucesso, conquistando uma série de prêmios e indicações nos anos de 2003 e 2004. Além disso, conta com um grande elenco, constituído por nomes como Christiane Torloni, José Mayer, Susana Vieira, Helena Ranaldi, Regiane Alves e Marcos Caruso.
Porém, o que pouco se sabe é que alguns atores e atrizes que também integraram o elenco de peso da novela já não estão mais entre nós. E com a quarta reprise da novela no programa Vale a Pena Ver de Novo após quase 20 anos de sua primeira exibição, nada mais justo do que relembrar destes nomes.
- Oswaldo Louzada (Louzadinha)
O intérprete de Leopoldo, o avô paterno de Dóris (Regiane Alves) na ficção, faleceu no dia 22 de fevereiro de 2008 aos 95 anos de falência múltipla dos órgãos. Além de Mulheres Apaixonadas, Louzada trabalhou em novelas como Cabocla e Vamp, além de acumular papeis no teatro e cinema.
- Umberto Magnani
Dois dias após completar 76 anos, no dia 27 de abril de 2016, Magnani, o intérprete de Argemiro, faleceu, vítima de complicações de um acidente vascular. O ator esteve em inúmeras peças teatrais, novelas e filmes, e passou pela TV Excelsior, SBT, Record TV, Globo e Manchete.
- Carmen Silva
Menos de dois meses após a morte de Louzada, a atriz faleceu em 21 de abril aos 92 anos, também de falência múltipla. Carmen interpretou Flora, a mulher de Leopoldo. Apesar de um grande currículo na dramaturgia, Mulheres Apaixonadas havia sido a primeira novela da atriz desde 1984.
- Serafim Gonzalez
Gonzalez foi vítima de uma insuficiência respiratória aos 72 anos em 29 de abril de 2007. Ele colecionou grande prestígio devido à novelas como Mulheres de Areia, A Viagem e Chiquititas. Em Mulheres Apaixonadas, o ator viveu o doutor Onofre.
- Cláudio Marzo
Homenageado no remake de Pantanal, Marzo faleceu em março de 2015 aos 74 anos por complicações pulmonares. Intérprete de Rafael na novela, o ator esteve envolvido em diversos trabalhos televisivos e cinematográficos.
- Fábio Junqueira
Junqueira, que interpretou o doutor Marcondes, faleceu em 20 de novembro de 2008, aos 52 anos, por conta de edema cerebral. Era pai do também ator Caio Junqueira, morto em janeiro de 2019. O ator já participou de grandes novelas como Torre de Babel, O Clone e Escrava Isaura.
- Manoelita Lustosa
Intérprete de Inês, a avó de Salete, Lustosa faleceu no primeiro dia de julho de 2014 aos 72 anos em decorrência de problemas respiratórios. A atriz colecionou diversos trabalhos na TV e cinema e um de seus últimos papeis foi no remake de Dona Xepa, na Record.
A reprise de Mulheres Apaixonadas
Mulheres Apaixonadas foi aclamada não só por sua história, mas também sobre as temáticas trazidas no roteiro, uma vez que a novela discutiu orientação sexual, agressão contra as mulheres e idosos, e violência urbana. Devido à temas pesados, a novela foi recomendada para maiores de 12 (doze) anos.
Porém, para sua reexibição, TV Globo terá realizou alguns ajustes. Com isto, Mulheres Apaixonadas irá ao ar com algumas cenas editadas e outras eliminadas. A novela será apresentada novamente ainda neste mês de maio de 2023, por volta das 17h10, o horário do Vale a Pena Ver de Novo.