Com uma enorme repercussão na mídia que, somada à sua personalidade distorcida, ajudou a construir uma imagem quase folclórica, o psicopata Charles Manson é, até hoje, alvo de dúvidas e mistérios em toda a sociedade.
Na década de 1960, o “guru” psicopata, que se considerava a reencarnação de Cristo, formou uma comunidade no deserto da Califórnia, conhecida como a Família Manson, um grupo responsável por uma série de nove assassinatos em quatro locais entre julho e agosto de 1969.
Apesar de ter morrido na prisão em 2017, a história de Charles Manson inspirou diversas produções como livros, documentários, filmes e séries de sucesso. Por isso, para entender melhor a trajetória do psicopata, conheça 6 filmes que exploram sua história.
Helter Skelter
O longa produzido para a TV, inspirado no livro de mesmo nome de Vincent Bugliosi, mostra os sanguinários assassinatos comandados pelo enigmático Charles Manson e seus seguidores, e reconstitui o caso Caso Tate-LaBianca, que levaram Manson à Justiça e à condenação.
O nome do filme, assim como o livro, foram inspirados em uma canção dos Beatles, “Helter Skelter”, a qual Manson acreditava ser uma espécie de profecia.
As Discípulas de Charles Manson
Também conhecido como O Culto de Manson, o filme mostra que três ex-seguidoras conseguem se livrar da cadeira elétrica, ficando em prisão perpétua. Durante o tempo em que ficam presas, recebem a visita de uma professora que as ajuda a entender a realidade assustadora dos crimes que realizaram.
Casa de Charles Manson
O filme acompanha a vida do serial killer desde sua infância até o momento de sua prisão, após a invasão ao Barker Ranch, meses depois dos assassinatos de Tate e LaBianca que causaram uma onda de choque não apenas em Los Angeles, mas em todo o mundo.
Charles Manson: The Final Words
O documentário, narrado pelo músico e cineasta Rob Zombie, revisita os atos da família Manson, contados da perspectiva de Manson, usando arquivos de casos nunca antes vistos, fotos e entrevistas exclusivas com o próprio Manson de dentro da Prisão Estadual da Califórnia, conduzidas em seu último ano de vida.
Charles Manson: Assassinatos Brutais
Documentário produzido por um jovem cineasta que teve acesso aos bastidores do culto, ainda em seu apogeu. Ele filmou mais de 100 horas de material e tirou milhares de fotografias que, até então, permaneceram escondidas, até a produção da obra.
As Garotas Perdidas de Manson
Filme focado na história de Linda Kasabian, vítima do sedutor Charles Manson e sua família, no verão de 1969.